Vacinação contra gripe e covid-19 arranca esta sexta-feira em 3.500 pontos no país

A campanha de vacinação contra a gripe e covid-19 arranca esta sexta-feira em cerca de 3.500 pontos no país. O objetivo do Serviço Nacional de Saúde é vacinar 2,5 milhões de pessoas.

Mariana Ribeiro Soares - RTP /
As remessas vão ser semanais, num total de cinco milhões de doses Kamil Krzaczynski - Reuters

A partir desta sexta-feira, cerca de 2.500 farmácias e mil unidades de cuidados de saúde primários do SNS em todo o país começam a administrar as vacinas contra a gripe e a covid-19.

Estão abrangidas por esta campanha de vacinação outono/inverno todas as pessoas com mais de 60 anos. O SNS indica como objetivo vacinar 2,5 milhões de pessoas.


“Os restantes utentes, com indicação para vacinação, seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), serão convocados pelos respetivos centros de saúde do SNS onde estão inscritos”, explica a estrutura de saúde pública em comunicado enviado às redações.

“A população elegível poderá, este ano, vacinar-se num local ainda mais próximo de casa, em horários alargados, num ambiente seguro e de confiança. Todo o processo proporciona aos cidadãos maior comodidade, acessibilidade e conveniência”, afirma o diretor executivo do SNS, Fernando Araújo.

Fernando Araújo explica que “foi efetuado um planeamento rigoroso, trabalhadas múltiplas dimensões, desde as questões legais, técnicas, económicas, de organização, de formação, logísticas, sistemas de informação, até às políticas de comunicação, integradas numa estratégia coerente, que visa centrar a resposta no utente, aumentando as respostas e melhorando o acesso”.
Número insuficiente de doses leva a reagendamentos
A campanha vai decorrer nas próximas oito a dez semanas, de acordo com a chegada progressiva das vacinas a Portugal. Esta quinta-feira chegaram às farmácias as primeiras 400 mil doses das vacinas contra a gripe e a covid-19. As remessas vão ser semanais, num total de cinco milhões de doses.

Algumas farmácias não receberam doses suficientes para dar resposta aos utentes que já se inscreveram
, pelo que muitas estão a reagendar as marcações.

Apesar disso, o ministro da Saúde garante que haverá vacinas suficientes para todos os portugueses que se queiram vacinar contra a gripe e a covid-19 e apela apela às pessoas com mais de 60 anos para aderirem à campanha de vacinação.

O agendamento da vacinação pode ser feito diretamente na farmácia ou online, através da plataforma de agendamento, sem custos para a população elegível.
PUB