Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Vacinação contra gripe. "Vamos ter dois vírus respiratórios importantes a circular ao mesmo tempo

por RTP

Começa esta segunda-feira a campanha de vacinação contra a gripe, este ano mais cedo por causa da pandemia. O virologista Paulo Paixão esteve no Bom Dia Portugal e explicou por que razão é ainda mais importante ser vacinado, este ano, contra a gripe.

"Vamos a ter a situação, que nunca nos aconteceu, de ter dois vírus respiratórios importantes a circular ao mesmo tempo", apontou.

"Não é que a probabilidade seja muito grande, mas se uma pessoa for infetada ao mesmo tempo por estes dois vírus, a mortalidade vai aumentar", advertiu.

Nesta primeira fase a prioridades são os idosos que residem em lares, os profissionais de saúde, e as grávidas que, pela primeira vez têm acesso gratuito à vacina.

Nesta primeira fase de vacinação estão disponíveis 350 mil vacinas contra a gripe.

Já na segunda fase, com início marcado para 19 de outubro, serão abrangidos os outros grupos de risco. Pessoas a partir dos 65 anos ou com doenças crónicas.

Além das vacinas gratuitas para as pessoas incluídas nos grupos de risco, haverá vacinas à venda nas farmácias que podem ser compradas com receita médica e são comparticipadas.


pub