Valongo com Centro de Dia de meio milhão de euros para "ajudar idosos e novos"
Valongo, Porto, 14 fev (Lusa) - A Associação de Socorros Mútuos e Fúnebres de Valongo inaugura hoje, no centro deste concelho, um Centro de Dia que custou meio milhão de euros, sendo "missão" do equipamento "ajudar idosos e novos" num momento de "conjuntura difícil".
"É necessário mais apoio na Terceira Idade. Notamos procura e necessidade porque os filhos que tomam conta dos pais não podem deixar de trabalhar e são necessárias alternativas seguras", referiu o vice-presidente da associação, Geraldo Dias.
O novo equipamento social implicou um investimento de meio milhão de euros, tem capacidade para acolher quatro dezenas de utentes e dispõe de cozinha com capacidade para confecionar 100 refeições.
O responsável da centenária Associação de Socorros Mútuos e Fúnebres de Valongo, concelho do distrito do Porto, vincou também que o novo Centro de Dia conta com transporte de casa para o equipamento e vice-versa de forma a "dar o máximo de conforto" aos utentes, cujos cuidadores também podem solicitar serviços relacionados com higiene pessoal e de roupas.
"Este equipamento é para os idosos mas acaba por apoiar os mais novos que num momento de conjuntura difícil não podem abdicar do seu emprego para acompanhar os pais", disse Geraldo Dias.
A decisão de instalar o Centro de Dia, requalificando o edifício de uma antiga gráfica, no "coração" de Valongo também se deveu à proximidade com transportes públicos, com o hospital e com a igreja, de forma a evitar o desenraizamento das pessoas, o que os responsáveis temem que aconteceria caso o equipamento fosse construído de raiz na periferia do concelho.
Para a cerimónia de inauguração marcada para esta tarde confirmaram presença representantes das autarquias locais, da União das Mutualidades Portuguesas e do Centro Distrital da Segurança Social.
No verão a Associação de Socorros Mútuos e Fúnebres de Valongo conta também ter no terreno uma rede de apoio domiciliário.