Valongo mostra 20 projectos de boas práticas para conciliar família e profissão

Vinte projectos portugueses reconhecidos internacionalmente como de boas práticas na conciliação da vida familiar, pessoal e profissional vão ser apresentados hoje em Ermesinde, Valongo, numa mostra inédita em Portugal.

Agência LUSA /

Eunice Neves, responsável pelo projecto, disse à agência Lusa que a mostra reúne sugestões de mecanismos de resposta aos problemas que o "ritmo frenético da sociedade actual" criou aos cidadãos, dificultando-lhes a conciliação de compromissos profissionais e privados, sobretudo desde a entrada da mulher no mercado de trabalho.

De entre os projectos a apresentar, Eunice Neves destacou a Agência para a Vida Local, com que a Câmara de Valongo venceu em 2004 o Concurso de Boas Práticas de Modernização Administrativa Autárquica.

Uma das componentes deste projecto são os Espaços Infantis Imediatos, onde os encarregados de educação do concelho podem deixar as suas crianças ao cuidado de técnicos especializados, gratuitamente e por um máximo de cinco horas semanais, para que nesse tempo consigam, por exemplo, "ir ao médico ou ao banco".

Eunice Neves referiu que a Agência para a Vida Local já despertou o interesse de outras autarquias, pelo que a Câmara de Valongo "está agora numa fase de disseminação do projecto, através de uma espécie de franchising social".

A I Mostra Nacional de Disseminação de Boas Práticas na Área da Conciliação Familiar, Pessoal e Profissional vai decorrer no Fórum Cultural de Ermesinde entre as 09:30 e as 17:00.

No encerramento, que será presidido pelo secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Jorge Lacão, os presidentes da Câmara de Valongo, Fernando Melo (PSD), e da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (CIDM), Elza Pais, vão assinar um protocolo de actuação na área da igualdade de género.

Ao abrigo do protocolo, a autarquia compromete-se a adoptar, no prazo de quatro meses, um Plano Municipal para a Igualdade entre mulheres e homens, bem como a nomear um(a) Conselheiro(a) Municipal para a Igualdade e a promover a representação equilibrada dos dois sexos na designação para cargos e funções autárquicas.

A Câmara de Valongo compromete-se ainda a reforçar a acção da Agência para a Vida Local, cabendo à CIDM formar conselheiros municipais para a igualdade, prestar consultoria à execução das acções definidas no protocolo e fornecer informação técnica.

PUB