Valongo vai emprestar equipamento informático aos alunos carenciados

por Lusa

A Câmara de Valongo vai criar um Banco Municipal de Combate à Desigualdade Digital constituído por 1140 equipamentos informáticos e cerca de 500 acesso à internet para emprestar, temporariamente, a alunos carenciados do concelho.

A medida foi comunicada pela autarquia, na quinta-feira, e tem como objetivo garantir que todos os alunos na rede pública do concelho participam no processo de aprendizagens em regime não presencial, até ao final do ano letivo 2019/2020.

"Não podemos permitir que as atuais circunstâncias impostas pelo combate à pandemia Covid-19 impeçam o acesso ao ensino dos nossos alunos e alunas, sobretudo dos mais carenciados. Ninguém pode ficar para trás! Somos e vamos continuar a ser um concelho verdadeiramente inclusivo e educador", salienta o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, citado num comunicado.

De acordo com o município, o Banco Municipal de Combate à Desigualdade Digital implica um investimento adicional de cerca de 250 mil euros e vai dispor de 1140 equipamentos (portáteis e tablets) e cerca de 500 hotspots (Banda Larga Móvel) para emprestar, temporariamente, a alunos carenciados da rede pública de ensino do concelho.

A operacionalização desta medida, aponta a Câmara de Valongo, passará pelos agrupamentos de escolas do concelho, que já fizeram o levantamento das necessidades.

Os pais e encarregados de educação dos alunos referenciados serão, entretanto, contactados para levantar os respetivos equipamentos, mediante a assinatura de termo de responsabilidade e declaração de compromisso.

A autarquia salienta ainda que "esta iniciativa faz parte de um conjunto de novas medidas da Câmara Municipal de Valongo, de resposta aos desafios da pandemia Covid-19, depois de ter reforçado financeiramente vários programas de resposta social já existentes, como o Fundo de Emergência Social, o Programa de Emergência Alimentar e o fornecimento gratuito de refeições escolares aos alunos mais carenciados, que passou a ser prestado também aos alunos do escalão B e alargado aos fins de semana e feriados, entre várias outras iniciativas.

"O conjunto das medidas municipais de resposta à COVID-19, já implementadas e a implementar, terá um forte impacto financeiro na Câmara Municipal, e está estimado em cerca de 1 milhão de euros", salienta José Manuel Ribeiro.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 145 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 465 mil doentes foram considerados curados.

Portugal regista 657 mortos associados à covid-19 em 19.022 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 28 mortos (+4,5%) e mais 181 casos de infeção (+0,96%).

Das pessoas infetadas, 1.284 estão hospitalizadas, das quais 222 em unidades de cuidados intensivos, e 519 foram dadas como curadas.

O decreto presidencial que prolonga até 02 de maio o estado de emergência iniciado em 19 de março prevê a possibilidade de uma "abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais".

Tópicos
pub