Valongo vence prémio de geoconservação devido a trabalho em Santa Justa

A Câmara de Valongo anunciou hoje ter recebido o primeiro prémio de Geoconservação 2005 graças ao trabalho desenvolvido na Serra de Santa Justa em parceria com a Faculdade de Ciências do Porto.

Agência LUSA /

O prémio foi atribuído por unanimidade por um júri constituído pela Associação Portuguesa de Geólogos, Instituto de Conservação da Natureza, Pró-Geo Portugal e National Geographic - Portugal, refere a autarquia em comunicado.

Segundo a câmara, entre as mais de dez candidaturas foi escolhida a do Parque Paleozóico de Valongo", por corresponder a uma acção concreta já implementada e com provas dadas.

O projecto da Câmara de Valongo inclui medidas de preservação da Salamandra Lusitana, em vias de extinção, e de plantas carnívoras e três espécies de fetos já praticamente só existentes em Valongo.

A autarquia tem ainda em curso acções de protecção das antigas minas romanas da Serra de Santa Justa, e adquiriu mesmo duas onde promove, sob orientação científica da Universidade do Porto, visitas guiadas.

O júri decidiu atribuir também uma menção honrosa à Câmara do Porto devido à sua candidatura sobre o Complexo Metamórfico da Foz do Douro.

PUB