"Vamos ter mudança de clima se nada for feito", alerta investigador

O investigador Filipe Duarte Santos alerta que vai haver uma mudança do clima se nada for feito para travar as alterações climáticas. Em Portugal há muitos fatores de risco, nomeadamente as zonas propensas a secas, a incêndios florestais e a erosão costeira.

Sandra Henriques /

Foto: EPA

“Vamos ter uma mudança de clima, vamos ter um clima, que, do ponto de vista global, é mais quente. Já houve um aumento da temperatura média global de 0,8 graus centígrados. Podemos ir até ao fim do século para valores de dois graus, três graus, quatro graus, e para além disso fenómenos climáticos e meteorológicos extremos mais frequentes”, explica o professor da Universidade de Lisboa ao jornalista da Antena 1 Nuno Rodrigues.

O físico acrescenta que em causa estão “ondas de calor, mas também secas, precipitação muito intensas em intervalos de tempo curtos, o que implica um risco acrescido de cheias e uma subida do nível médio do mar, e isso vai ter consequências sobre as nossas zonas costeiras, que são particularmente vulneráveis”.

Filipe Duarte Santos é um dos especialistas que reviu o relatório do Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas que foi apresentado esta segunda-feira. O documento refere que ventos fortes, inundações no litoral e incêndios cada vez mais violentos são algumas das consequências das alterações climáticas que Portugal pode vir a enfrentar nos próximos anos.

Os cientistas têm a certeza de que o aquecimento da terra e dos oceanos está a ser motivado pelas alterações climáticas e em grande parte causado pela atividade humana. Este relatório, que aponta para os impactos no futuro, revela um risco de existirem cada vez mais incêndios e de maior dimensão.


PUB