Variante da Linha do Minho na Trofa é consignada quinta-feira
Porto, 11 Fev (Lusa) - A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, preside quinta-feira à consignação da construção da Variante da Trofa, na Linha do Minho, considerada imprescindível para a concretização da ligação de alta velocidade entre Porto e Vigo.
"Esta melhoria das condições operacionais da Linha do Minho é imprescindível para assegurar a concretização da primeira fase da ligação de alta velocidade Porto/Vigo, permitindo cumprir o tempo de percurso fixado para essa ligação", refere a REFER num comunicado enviado hoje à Lusa.
A construção da Variante da Trofa insere-se na remodelação da Linha do Minho, entre S. Romão e Lousado, e visa acabar com o estrangulamento ferroviário actualmente existente, provocado pelo atravessamento da zona da Trofa em via única.
Nesse sentido, permitirá melhorar a regularidade dos serviços nas linhas do Minho e de Guimarães e do ramal de Braga, reduzindo os tempos de percurso e aumentando a oferta de comboios.
Para a Câmara da Trofa, a construção desta variante ferroviária tem como principal vantagem o facto de permitir retirar a linha ferroviária do centro da cidade, já que a circulação dos comboios passará a ser feita em túnel naquela zona.
"Esta variante vai retirar a linha ferroviária do centro da Trofa, permitindo `cozer` o casco urbano, actualmente separado pela via ferroviária", afirmou Bernardino Vasconcelos, em declarações à Lusa, por ocasião do 10º aniversário da criação do concelho.
Na altura, o autarca social-democrata salientou que esta obra "permitirá que a Trofa fique com capacidade para se expandir e qualificar, adquirindo um ar mais compatível com um centro urbano de referência".
Na perspectiva de Bernardino Vasconcelos, a construção da Variante da Linha do Minho assume a mesma importância estratégica que o prolongamento do Metro do Porto até à Trofa e a construção das variantes às estradas nacionais 14 e 104.
FR.