Vasp distribui jornais e revistas nas praias algarvias com suporte inédito em Portugal
Trinta e seis jornais e revistas de grandes grupos de comunicação e de pequenos editores estão a ser comercializados, este Verão, nas praias algarvias através de uma bicicleta-quiosque, um novo suporte da distribuidora Vasp.
"O novo conceito foi lançado na semana passada em 15 praias no Algarve e o `feedback` tem sido muito positivo", disse hoje à agência Lusa Rosalina Festas, directora-executiva da TMK, a nova unidade de negócio da Vasp responsável pela gestão deste suporte inédito em Portugal.
"No Verão, existe uma grande dificuldade por parte dos editores em implementar acções em zonas de praia", afirmou a responsável, explicando que o suporte permite um contacto mais directo com os potenciais leitores de cada publicação, bem como ajuda os editores a promoverem as suas marcas.
As bicicletas podem ser encontradas nos paredões e nos pontos de passagem e de circulação para as praias.
Impresa (Expresso, Visão ou TV Mais), Cofina (Correio da Manhã, Record ou Jornal de Negócios) e Controlinveste (Diário de Notícias, O Jogo ou 24horas) foram os grandes grupos de comunicação, de um total de cerca de 12 editores, que aderiram ao novo conceito de distribuição, que vai estar presente nas praias algarvias até ao final de Agosto.
Questionada sobre o efeito do novo suporte nas vendas, Rosalina Festas apenas referiu que a adesão tem sido positiva.
"Em alguns casos existem rupturas e há necessidade de repor o produto", referiu a responsável, acrescentando que cada bicicleta, uma em cada praia, tem capacidade de transportar um máximo de 20 exemplares de cada título.
O suporte permite também a colocação de publicidade, espaços que estão ocupados, neste momento, pelos grupos editoriais Cofina e Controlinveste.
Sem adiantar o investimento envolvido no novo meio, a directora-executiva avançou que a Vasp está a estudar a expansão do suporte a outras zonas do país.
"Em Setembro, o meio irá estender-se a outros locais. Outras zonas de turismo e lazer, com grande concentração de potenciais leitores, e a zonas com dificuldades de acesso à compra de jornais e revistas", adiantou.
O conceito também será implementado nas cidades de Lisboa e Porto ao fim-de-semana, altura em que "muitos pontos de venda estão fechados", concluiu a responsável.
O novo suporte de distribuição foi criado pela empresa Pressbike.