Veleiro argentino com navegador solitário a bordo encalha redes pesca atum

Um veleiro argentino tripulado por um navegador solitário encalhou hoje de madrugada nas redes para captura de atum de uma empresa de Olhão, onde ficou retido mais de cinco horas, disse à Lusa fonte da capitania local.

Agência LUSA /

Segundo o capitão do Porto de Olhão, o incidente, que ocorreu cerca das 02:00, não provocou danos materiais ou físicos ao único tripulante, um argentino que se encontra a viajar pelo mundo e que navegava sem parar há dez dias, quando partiu da Ilha do Faial, nos Açores.

De acordo com o comandante Jaime Trabucho, o navegador, de 54 anos, terá adormecido ao leme do barco - situação frequente nos navegadores solitários, derivada do cansaço -, embatendo na armação da empresa Tunipex, cinco milhas a sul da Fuzeta.

"O navegador não dormia normalmente há dez dias, porque quando se viaja sozinho nunca se pode dormir mais do que meia hora seguida", afirmou aquele responsável.

Antes de chegar ao Porto da Horta, na Ilha do Faial, o navegador já tinha viajado no oceano Atlântico durante trinta dias seguidos, desde as Caraíbas.

O comandante considerou que o navegador solitário "teve sorte. Se isto tivesse acontecido há dois dias, o barco tinha-se partido todo devido à forte ondulação que se fazia sentir", acrescentou.

Após não ter conseguido libertar a embarcação pelos seus próprios meios, o navegador contactou o Centro de Busca e Salvamento da Marinha, sedeado em Lisboa, cerca das 04:15, que comunicou o sucedido à Capitania do Porto de Olhão.

A lancha da Marinha Portuguesa chegou ao local às 05:00, mas demorou mais de duas horas para conseguir libertar o veleiro devido à escuridão, que afectava a visibilidade, e ao estado do mar.

Cerca das 07:30, o tripulante foi encaminhado para o Porto de Olhão a fim de se fazer o expediente normal, tendo-se concluído que a sua situação era legal.

A embarcação encontra-se agora fundeada ao largo da Ilha da Culatra, junto a Olhão, seguindo no domingo para a Ilha Cristina, Sul de Espanha.

PUB