Vento forte em Lisboa provoca diversos estragos
O vento forte que esta madrugada se fez sentir em Lisboa provocou quedas de árvores, toldos, placares, destelhamentos e desprendimentos de chapas. O mau tempo obrigou a que nove voos que deviam ter aterrado no aeroporto de Lisboa fossem desviados para o Porto e Faro. Na Mouraria o telhado de um lar de idosos desabou e provocou estragos em três viaturas.
Entre as 02h00 e as 07h00 os bombeiros foram chamados a intervir em pelo menos 50 situações provocadas pelo forte vento.
No Campo Grande, uma árvore de grande porte foi derrubada pelo vento, o que obrigou ao corte da via central no sentido Entrecampos-Lumiar. Na Praça de Entrecampos um placar de publicidade também foi atirado para a faixa de rodagem. E por toda a capital eram visíveis caixotes de lixo deslocados pelo vento.
Na Rua Marquês Ponte de Lima, na Mouraria, as placas do lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia desabaram danificando três viaturas e obrigando ao corte de trânsito entre o Largo de São Cristóvão e a Marquês Ponte de Lima, enquanto a Protecção Civil e a Polícia Municipal averiguam, no local, outros danos matérias que possam ter ocorrido.
Voos desviados para o Porto e para Faro
O vento forte obrigou a que nove voos que deveriam ter aterrado, desde as 23h00 de quarta-feira, no aeroporto de Lisboa fossem desviados para os aeroportos de Faro e do Porto.
Foram afectados os voos provenientes de Salvador, São Paulo, Fortaleza, Rio de Janeiro, Newark, Bissau, Sal, Madeira e Porto.
"Há muito tempo que não havia necessidade de fazer divergir praticamente toda a operação de longo curso", revelou António Monteiro, porta-voz da TAP.
Continente em alerta devido a vento, neve e ondulação
Quase todo o território de Portugal continental está com aviso de mau tempo devido ao vento, neve e ondulação forte.
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco estão com aviso Laranja, o segundo nível de uma escala de quatro.
O Instituto de Meteorologia prevê para Vila Real, Castelo Branco, Guarda, Viana do Castelo, Porto e Braga, vento com rajadas na ordem dos 100 quilómetros por hora e queda de neve acima dos 1.300 metros, descendo durante o dia para os 900 metros.
Bragança e Viseu estarão sujeitos a rajadas de vento até aos 100 quilómetros por hora.
Os distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Beja e Faro, estão com aviso amarelo, o segundo menos grave. Para estas regiões espera-se também vento forte com rajadas que podem ir até aos 70 quilómetros por hora.
Com aviso Laranja encontra-se, também, toda a costa a Norte do distrito de Lisboa, devido à possibilidade de ondas entre os cinco e os sete metros.
Na restante costa de Portugal Continental e na Madeira, as ondas deverão variar entre os quatro e os cinco metros.
Estradas cortadas na Serra da Estrela
Dois troços de estradas no maciço central da Serra da Estrela estão cortados ao trânsito devido à queda de neve.
A estrada nacional 338, entre a Torre - Piornos - Manteigas e Lagoa Comprida, está cortada desde as 12h24 de quarta-feira.
Também a 339 entre Piornos - Torre - Cruz e Cruzamento de Lobriga, se mantém cortada.