Via alternativa ao pórtico da A29 em Gaia pronta até ao final do ano

Vila Nova de Gaia, Porto, 17 ago (Lusa) -- A construção da via alternativa ao pórtico da A29 em Gulpilhares, Gaia, irá custar 117 mil euros à câmara, que disse hoje prever que as obras arranquem em setembro e estejam concluídas até ao final do ano.

Lusa /

Segundo a autarquia, que em maio esperava que as obras arrancassem no verão, o processo está em fase final de adjudicação à empresa Edilages e o prazo de execução é de 90 dias.

Depois do impacto dos pórticos no concelho, que o presidente da autarquia classificou de "miserável" por obrigar moradores a recorrer a artérias secundárias, será possível até ao final do ano chegar às freguesias mais a sul do concelho sem ter de pagar pórtico.

Quase seis anos após a introdução de pórticos nas antigas SCUT (sem custos para o utilizador), que em Gulpilhares cobra taxas entre os 0,45 euros e 1,10 euros, será construído um desvio que une a EN109 à entrada da Rua das Ameixoeiras e à via rápida.

"Aquando da construção da A29, foi cortada a EN 109, na proximidade da Rua das Ameixoeiras, deixando de existir alternativa condigna à autoestrada e, consecutivamente, ao pagamento de portagens nesta via para os moradores locais", explicou a câmara em maio.

Já durante a campanha para as autárquicas em 2013, o presidente da câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, propôs a criação da alternativa viária à antiga SCUT que em 2010, e apesar dos muitos protestos, passou a contar com portagens.

O anterior presidente da autarquia, o social-democrata Luís Filipe Menezes, chegou a pedir ao então ministro das Obras Públicas que deslocasse o pórtico para sul a fim de "devolver a necessária paz e tranquilidade dos residentes".

Tópicos
PUB