Vice-Almirante Pires Neves quer saber as "razões" para a demissão do Chefe do Estado-Maior da Armada

por RTP

Na RTP 3, o vice-almirante Pires Neves afirmou que não "é muito normal" um processo de demissão do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada. Diz ele que, "como cidadão", gostaria saber "quais as razões que fundamentam" esta demissão.

Pires Neves, do grupo de Reflexão Estratégica Independente, afirmou que não vê que "tenha havido qualquer atuação menos correta" por parte do Almirante António Maria Mendes Calado. "Se alguma coisa aconteceu tem que ser muito grave, que leve à necessidade de equacionar a sua demissão".

Disse ainda que, sobre a reforma da estrutura das Forças Armadas, o próprio Almirante "foi ouvido em sede própria onde o processo estava em discussão e foi nessa sede que emitiu a sua opinião".

E, apesar de não ter concordado com "alguns aspetos que estavam em cima da mesa, apresentou algumas sugestões, e era isso que lhe competia fazer, porque se querem saber a opinião de alguém têm que estar abertos a isso. Manifestou em sede própria, não foi à revelia de ninguém e quanto a mim bem".

Pires de Neves continuou ao afirmar que passado este processo, e uma vez aprovada a legislação, "só há que a cumprir".

Só percebe esta decisão se algo "muito grave" aconteceu desde que a legislação entrou em vigor.
pub