País
VIII Encontro de Partidos Comunistas começa hoje em Lisboa
Portugal recebe pela primeira vez o Encont ro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, uma iniciativa que visa enc ontrar caminhos para o socialismo e discutir os "perigos do imperialismo".
A 8 edição do Encontro, que decorrerá em Lisboa até domingo, deverá co ntar com a participação de 70 delegações partidárias de todo o mundo, entre as q uais representantes do PC da África do Sul, da Grécia, da Federação Russa e de C uba.
O Partido do Trabalho da Coreia do Norte declinou o convite para partic ipar no encontro, ausência justificada com a "situação do país e na Ásia do Sul" .
"Perigos e potencialidades da situação internacional, a estratégia do i mperialismo e a questão energética. A luta dos povos e a experiência da América Latina, a perspectiva do socialismo" são os temas do Encontro, refere um comunic ado do PCP, o partido anfitrião.
As anteriores edições dos Encontros Internacionais realizaram-se em Ate nas, Grécia, por o PC grego ter sido o partido a propor pela primeira vez, em 19 98, a realização de um encontro de "partidos comunistas e operários".
O encontro decorrerá à porta fechada, sendo a intervenção desta manhã d o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, aberta à comunicação social.
A sessão de encerramento, domingo cerca das 13:00, decorrerá à porta fe chada, estando prevista a divulgação das conclusões durante a tarde, através de um comunicado conjunto.