Vila Verde investe 2,1 milhões euros na valorização de praias fluviais
A Câmara de Vila Verde vai investir 2,1 milhões de euros na valorização das praias fluviais da Malheira e da Ponte Nova, no rio Homem, um afluente do Cávado, anunciou o vereador Zamith Rosas.
Segundo o autarca responsável pelo sector do Ambiente, o projecto - desenvolvido pela empresa "Noraqua" - prevê a aplicação de 827 mil euros em intervenções na praia da Ponte Nova (Loureira), 995 mil euros na praia da Malheira (Sabariz), 117.500 euros para o passeio e a ciclovia de acesso entre as duas zonas e 211.595 euros para uma ciclovia de acesso à Malheira.
A intervenção prevê igualmente a construção de uma travessia sobre o Rio Pedome, um dos afluentes do Rio Homem.
Em ambas as praias serão reabilitados os açudes existentes e toda a área envolvente será requalificada e modernizada para criar uma zona de lazer e outra balnear.
O projecto envolve ainda a instalação de um parque de merendas, bar e restaurante, criação de zonas de estacionamento mais amplas e ordenadas e de acessos a pequenas embarcações, implantação de novo e adequado mobiliário urbano e qualificação da iluminação pública.
Em declarações à Lusa, Zamith Rosas adiantou que, tendo em vista a preservação dos recursos hídricos, o Município vai iniciar conversações com as Brigadas do Ambiente da GNR "para fazer uma fiscalização mais eficaz e incisiva nos rios Cávado e Homem".
"O Município quer adquirir uma embarcação para, através da GNR, Bombeiros, Protecção Civil e técnicos municipais do Ambiente, fiscalizar os rios em busca de focos de poluição e de atentados ao meio ambiente", declarou.