Vilas e cidades ibéricas criam associação para recuperar núcleos amuralhados
Uma associação de vilas e cidades ibéricas com o objectivo captar fundos para a recuperação dos respectivos núcleos amuralhados vai nascer oficialmente quinta-feira em Plasencia, Cáceres, Espanha, anunciou fonte ligada ao processo.
Segundo o presidente da Câmara de Monção, uma das vilas que fará parte da associação, são 26 as localidades portuguesas e 28 as localidades espanholas com muralhas convidadas para integrar o novo organismo.
O autarca socialista, José Emílio Moreira, manifestou-se convencido de que a nova associação, denominada Foro Ibérico de Ciudades Amuralladas (FICAM), poderá dar um contributo significativo para a divulgação e preservação das mural has de Monção, desde 1910 classificadas como Monumento Nacional.
A FICAM apresenta como objectivos a organização e desenvolvimento de ac tividades destinadas à conservação e sensibilização do património construído e a promoção deste como veículo turístico e gerador de riqueza.
No âmbito das actividades da nova associação encontra-se ainda a captaç ão pública e privada de recursos económicos para a restauração e valorização do casco amuralhado, estando prevista a apresentação de candidaturas aos respectivo s programas comunitários.
Tendo como prioridade uma maior proximidade com os países da América La tina, a FICAM terá como iniciativas regulares a realização de jornadas técnicas sobre património, celebração de um simpósio anual e a promoção de actividades co m carácter científico e educacional. A FICAM nasceu no âmbito do projecto "Plasencia, ciudad de las murallas 2007", que as autoridades locais iniciaram em Setembro e que se desenvolverá at é Maio do próximo ano.