Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Vinte concelhos de quatro distritos do país em perigo muito elevado de incêndio

por Lusa

Vinte concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje um perigo muito elevado de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou sob este alerta os concelhos de Mação, Vila Nova de Barquinha, Abrantes, Chamusca, Constância, Sardoal, no distrito de Santarém, e os concelhos de Vila Velha de Ródão e Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.

Os concelhos de Marvão, Portalegre, Castelo de Vide, Nisa e Gavião, no distrito de Portalegre, e os concelhos de Monchique, Lagos, Portimão, Silves, Loulé, Tavira e São Brás de Alportel também estão com perigo muito elevado de incêndio, de acordo com a informação publicada no `site` do IPMA.

Cerca de 60 outros municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Portalegre, Santarém, Lisboa, Beja e Faro estão com risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje céu pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até ao meio da manhã.

O vento soprará em geral fraco de vários rumos, soprando moderado de norte/noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde, e por vezes forte do quadrante norte nas terras altas até ao meio da manhã e a partir do final da tarde.

As previsões apontam ainda para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal no litoral Norte e Centro e para uma pequena subida da temperatura máxima.

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 23 graus Celsius em Viana do Castelo, Porto e Viseu e os 32 graus em Santarém, Beja e Évora.

Tópicos
pub