Violência doméstica. Espaço de resposta integrada abre no Campus de Justiça de Lisboa

por Arlinda Brandão - Antena 1

Foto: Arlinda Brandão/Antena 1

Abre este mês de março um segundo Espaço no país com uma resposta integrada, para enfrentar o aumento de denúncias e de procura de ajuda de vítimas de violência doméstica.

Este espaço junta-se ao Espaço Júlia que tem quase 5 anos e está localizado junto ao Hospital de Santo António dos Capuchos.

Estes dois Espaços vão estar direcionados para casos de risco elevado, em que a vida da vitima possa estar ameaçada. Vão trabalhar em articulação com o Ministério Publico. Este apoio é unico no país, porque permite um atendimento conjunto de agentes da PSP e técnicos de acção social 24 horas por dia, 365 dias por ano.

A repórter Arlinda Brandão foi visitar o Espaço Júlia, um projecto da Junta de Freguesia de Santo António que se tornou realidade e que no ano passado registou um ligeiro aumento da procura. Houve cerca de mil atendimentos, com 345 novos casos de denúncia de vitimas de violencia doméstica. A maior parte são mulheres, muitas com filhos. Quase metade são consideradas vítimas de risco elevado.
pub