Violência em bairro social pelo segundo dia consecutivo
Porto, 22 Mar (Lusa) - O bairro social de Carreiros, em Rio Tinto, Gondomar, foi hoje palco, pelo segundo dia consecutivo, de desacatos alegadamente desencadeados pelo espancamento de um jovem, que viria a morrer.
De acordo com relatos de várias fontes, um jovem que sábado terá agredido uma mulher grávida foi hoje alvo de retaliação, mas uma fonte policial apenas confirmou a ocorrência de um "desacato", sem avançar detalhes.
Adiantou, contudo, que o local tem estado a ser vigiado por forças especiais da PSP.
O Ministério Público está a conduzir um inquérito para averiguar as circunstâncias da morte de um jovem do bairro, de 21 anos, ocorrida depois de um espancamento registado num vídeo que chegou a circular na Internet.
A morte ocorreu quarta-feira no Hospital de Valongo, três dias depois do incidente.
Informações avançadas pelo Jornal de Notícias indicam que a morte não foi provocada pelos ferimentos, mas sim por uma doença relacionada com toxicodependência.
Contactado pela Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, lamentou a espiral de violência que se está a registar no bairro.
"É fruto da política de habitação social que esteve subjacente à criação de mega-bairros, sem a devida integração das comunidades", disse Marco Martins.
O autarca socialista clarificou que os incidentes "nada têm a ver com conflitos inter-étnicos", mas com "grupos de jovens do bairro que se envolvem por vezes em desacatos que, neste caso, culminaram com uma morte".
"Lamento não só a morte do jovem, independentemente das conclusões da autópsia, mas também os conflitos subsequentes", afirmou Marco Martins.
JGJ.