Viseu. Centenas de bombeiros combatem incêndios, já há cinco operacionais feridos

Mais de mil operacionais combateram esta sexta-feira os incêndios que deflagraram no distrito de Viseu. A RTP apurou que dois bombeiros ficaram feridos no combate às chamas em Castro Daire e três em Barreiros e Cepões. Durante a tarde estiveram destacados mais de uma dezena de meios aéreos, que ao anoitecer interromperam os trabalhos.

RTP /
Foto: José Pinto Dias - RTP

O incêndio de Castro Daire mobilizava ao início da noite mais de 500 operacionais e 160 veículos, segundo a página oficial da Proteção Civil.

Já o incêndio em Barreiros e Cepões, também no distrito de Viseu, mobilizava 491 operacionais e 144 meios terrestres.

Em Castro Daire, os dois bombeiros ficaram feridos por inalação de fumo. Já em Barreiros e Cepões, dois sofreram queimaduras e um sentiu dor no peito. Os cinco receberam assistência hospitalar mas estão fora de perigo.

Em Castro Daire, o vento dificulta o combate às chamas e fez surgir vários focos. O fumo está muito baixo, tornando o ar denso e difícil de respirar.

Alguns habitantes já tiveram de ser retirados das suas casas e, ao final da tarde, as chamas chegaram ao município de Lamego. Ao início da noite já tinham chegado também a Tarouca.

O incêndio começou ao final da manhã no Mezio, em Castro Daire, e acabou por se dividir e transformar em mais do que um incêndio.
Em Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, encontravam-se ao início da noite mais de 400 operacionais apoiados por mais de uma centena de meios terrestres. Chegaram a estar destacados oito meios aéreos.

As chamas eclodiram na localidade de Póvoa de São Cosme, na União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, pelas 13h25.
PUB