Visita a Fátima renova mensagem de "paz e esperança" - Jornalistas do Vaticano

Jornalistas que acompanham o Vaticano afirmaram à Lusa que a viagem do papa Francisco a Fátima será uma oportunidade para renovar a mensagem de "paz e esperança", que "continua atual".

Lusa /

"Obviamente, os tempos mudam, mas a mensagem de Fátima, de alguma forma, continua a ser muito atual. Podem dar-se diversas interpretações, ligar mais ou menos às pessoas e aos momentos históricos, mas penso que a mensagem de Fátima transcende os tempos", disse à Lusa a jornalista mexicana Valentina Alazraki, que acompanha a atividade da Santa Sé há 43 anos.

Para a correspondente da televisão mexicana Televisa, o mundo atravessa uma "situação complicada", que Francisco já descreveu como "uma terceira guerra mundial em pedaços".

"Acredito que da mensagem de Fátima pode sair outra vez uma mensagem de fé, de esperança, de paz", disse à Lusa.

O lema da viagem do líder da Igreja Católica a Fátima, esta sexta-feira e hoje, durante a qual irá canonizar os pastorinhos Jacinta e Francisco, é "Com Maria peregrino na esperança e na paz".

Esta visita "tem todos os ingredientes de esperança para o futuro", referiu à Lusa a jornalista da Rádio Portuguesa Aura Miguel, que acompanha, pela 92.ª vez, uma viagem papal.

Segundo a jornalista portuguesa, esta visita "tem uma predominância claramente pessoal", até porque "esta é a primeira vez, no seu pontificado, que Francisco sai só para uma peregrinação".

Em Fátima, Francisco apresenta-se como um "bispo vestido de branco", como era relatado nas "aparições" de 1917, e "identifica-se com esta misteriosa relação entre Fátima e o papa", disse.

Além disso, comentou Aura Miguel, Jorge Bergoglio "já tinha uma grande devoção e ligação com Nossa Senhora".

Logo após a sua eleição como papa, em março de 2013, "fez questão de ir à Basílica de Santa Maria Maior confiar o seu pontificado a Nossa Senhora" e faz o mesmo sempre que sai para viagens.

O correspondente da agência Reuters Philip Pullella, que soma cerca de 130 viagens com papas, também assinalou que Francisco "é muito dedicado à Senhora, é um papa muito mariano, tal como João Paulo II".

Sobre a visita a Fátima, o ?vaticanista` considerou que a canonização dos irmãos Marto se encaixa na "visão de santidade" de Francisco.

Francisco considerou que "passou demasiado tempo" - cem anos - desde os acontecimentos que estiveram na origem do fenómeno de Fátima, sustentou Pullella.

O papa chegou na sexta-feira à tarde ao santuário de Fátima para presidir às cerimónias do centenário das aparições e canonizar, hoje de manhã, os beatos Francisco e Jacinta Marto.

Este é o quarto papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).

 

JH // PJA

 

Tópicos
PUB