Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Visita ao terreno da Jornada Mundial da Juventude para ponto de situação

por Arlinda Brandão - Antena 1

Fotos: Arlinda Brandão

Os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, no início de agosto, em Lisboa, estão a ser marcados pela polémica sobre os custos do altar-palco onde o papa Francisco vai celebrar a missa final. A obra vai custar 4,2 milhões de euros à Câmara de Lisboa.

Mas essa é uma de várias infraestruturas que vão ser criadas para o evento.

A meio ano do grande acontecimento, a Antena 1 foi para o terreno ver como estão a decorrer as obras, que incluem esse altar-palco mas também o nivelamento de terrenos, equipamentos de iluminação, abastecimento de água, multimédia, casas de banho e a construção de duas pontes para atravessar o rio Trancão: uma ponte pedonal e ciclável que liga a zona ribeirinha de Lisboa à de Loures e será ainda colocada uma ponte militar (provisória) para que veículos automóveis, incluindo o do Papa, possam transitar entre uma margem e outra do Trancão.

Está a avançar também a construção de um passadiço que vai ligar a norte ao concelho de Vila Franca de Xira e a Sul à tal ponte pedonal e ciclável que está a ser construída em Lisboa.

Estas obras vão transformar 100 hectares à beira tejo dos concelhos de Lisboa e Loures que estão a ser preparados para a Jornada Mundial da Juventude em agosto, mas que depois vão servir para um megaparque Verde.


Está tudo a ser preparado para acolher os peregrinos, que se prevê possam chegar a um milhão e meio de pessoas.

Mas bancos e sombras é algo que poderá escassear.

A jornalista Arlinda Brandão leva-nos a esta vasta zona entre Lisboa e Loures que vai ser o futuro Parque Tejo-Trancão na companhia de José Sá Fernandes, o coordenador do Grupo de projeto, nomeado pelo governo para coordenar esta Jornada Mundial da Juventude que nos dá detalhes sobre o que se está a fazer.

É um acontecimento que vai ajudar na preparação de 100 hectares novos para o concelho de Loures e de Lisboa onde vai ficar o megaparque do Tejo - Trancão.

No meio da polémica que envolve os custos da Jornada Mundial da Juventude, a Antena 1 foi perceber como vão as obras e os preparativos do maior evento organizado pela Igreja Católica.

O encontro católico vai decorrer entre 01 e 06 de agosto deste ano e vai ter as principais iniciativas nesta zona do Parque Tejo-Trancão, que vai contar com a presença do Papa Francisco no encerramento.

Portugal será o segundo país lusófono, depois do Brasil, a acolher uma JMJ, criada em 1985 pelo papa João Paulo II (1920-2005).
pub