Visita mensal de crianças aos cães e cavalos da GNR enche de orgulho os militares
Centenas de crianças apreciam, uma vez por mês, a obediência dos cães e o porte dos equídeos ao serviço da GNR, mas o que gostam mesmo é de, no final da demonstração, mexer no "Rex" e andar a cavalo.
Este dia muito especial - para as crianças, os guardas e os animais - começa bem cedo na Companhia Cinotécnica da Escola Prática da GNR da Ajuda, em Lisboa.
As crianças das várias escolas começam a agrupar-se em redor de um terreno onde os cães irão mostrar as suas habilidades e, nomeadamente, a capacidade de obedecer às ordens dos treinadores.
Há anos que é assim todas as terceiras quintas-feiras do mês.
A GNR é invadida por espectadores de palmo e meio que se encantam com os animais e vão ouvindo mensagens que, esperam os agentes, influencie a sua forma de agir e, quem sabe, talvez os leve a seguir a carreira militar.
Assim foi na quinta-feira passada, quando 704 crianças de 13 escolas da Grande Lisboa ali observaram vários exercícios e testemunharam a cumplicidade entre este binómio (homem-cão).
"É o Rex", gritavam alguns, enquanto acompanhavam a entrada em campo dos vários pastores alemães ao serviço da Guarda, da mesma raça de um cão que é estrela televisiva.
Um dos momentos altos da demonstração registou-se quando seis crianças foram convidadas a participar na exibição, segurando em malas de viagem. Um cão de raça labrador identificou, de imediato, que o João, afinal, estava a transportar substâncias ilícitas.
"Isto é uma brincadeira e o João não sabia de nada, mas lembrem-se que nunca devem transportar volumes de desconhecidos ou conhecidos, pois podem ter uma agradável surpresa", dizia ao microfone o tenente Miguel Rodrigues.
O capitão Tavares Duarte, das Relações Públicas do Comando Geral da GNR, explicou à Lusa que esta sessão é muito estudada e tem como objectivo influenciar a forma de pensar das crianças, alertando- as para os perigos - como a droga e os explosivos - e ensinando-as a gostar dos animais, depois de perceberem como, além de amigos, podem ser úteis".
Depois de convencidos pela destreza dos canídeos, as crianças tiveram outro momento alto quando puderam brincar com alguns dos animais que se deliciaram com os abraços e festinhas dos mais pequenos.
A visita não ficou por aqui. As sete centenas de crianças seguiram para o Regimento de Cavalaria da GNR, na Ajuda, onde puderam observar o total domínio e engenho de 60 cavalos.
Estes castanhos e lasões (pelagem) mostram com orgulho o que aprenderam ao longo de um ano de formação, ostentando o cavaleiro que vai dando as ordens sem que alguém disso se aperceba.
"Esta é a parte mais bonita do mês, porque estes são os nossos «clientes» mais bonitos", afirma, orgulhoso, o capitão Costa Lima, das relações públicas do Regimento de Cavalaria.
Para o militar, os aplausos com que as crianças agradecem a demonstração não podiam ser mais gratificantes, embora o capitão reconheça que a parte mais emocionante tem os mais pequenos como protagonistas, pois irão eles montar os cavalos.
A algazarra é total quando os agentes encaminham os cavalos para as crianças e convidam-nas a montar. Quase ninguém recusa e, no final, nem os professores que orientam as visitas conseguem recusar uma boleia num animal de tamanha beleza.
Os animais, ordeiros, obedecem às ordens dos militares e proporcionam viagens sem sobressaltos. No final, serão os mais pequenos a passar-lhes a mão pelo pêlo. Todos parecem gostar.