Vítimas mortais do terramoto na Turquia e Síria continuam a aumentar

por Antena 1

Umit Bektas - Reuters

Voltou a subir, nas últimas horas, o número de vítimas mortais provocadas pelos sismos na Turquia e na Síria. São agora 17.500 as pessoas que morreram na sequência dos tremores de terra.

São dados ainda provisórios, tendo em conta que decorrem as operações de busca e salvamento nas regiões mais atingidas pelos abalos.

O repórter José Manuel Rosendo, enviado especial da Antena 1 à Turquia, está em Gaziantep, o epicentro destes sismos. Local onde se trava uma luta contra o tempo e contra o frio para encontrar sobreviventes.

De visita a esta província está o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que revelou que só na Turquia os sismos destruíram mais de 6.400 edifícios. Erdogan promete reconstruir aquela região, com novos prédios, no prazo de um ano.

Já do lado sírio as Nações Unidas alertam para a gravidade da situação. A ONU prevê que a ajuda chegue ainda esta quinta-feira a este território, marcado por uma guerra civil que dura há vários anos.

As Nações Unidas referem que a Síria necessita de praticamente tudo, ao nível de ajuda, para lidar com este desastre natural.
pub