Voluntariado empresarial beneficia crianças e jovens de bairros degradados
Um centro de actividades de tempos livres, um parque infantil e um centro de convívio para jovens vão ser construídos nos bairros degradados de Santa Filomena e 6 de Maio, na Amadora, através de um projecto de voluntariado empresarial.
A associação Grace, que reúne mais de trinta empresas, identificou nos bairros desfavorecidos da Grande Lisboa e Grande Porto, com o apoio do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (Acime), "instituições credíveis que pudessem constituir parceiros" na realização dos projectos.
No Bairro de Santa Filomena, na Mina, será construído e apetrechado de material didáctico e mobiliário um centro de Actividades de Tempos Livres (ATL) vocacionado para o acompanhamento pós-escolar das crianças dos 6 aos 12 anos.
A intervenção, que permitirá também ajardinar o espaço exterior ao ATL, foi decidida em colaboração com a Associação Espaço Jovem e a Câmara Municipal da Amadora.
"A sustentabilidade deste projecto, a nível do acompanhamento das crianças e do bom funcionamento, será garantida pelos parceiros sociais que actuam neste bairro", de acordo com o projecto da Grace.
No Bairro 6 de Maio, na Venda Nova, será construído um parque infantil e um jardim no terreno lateral ao edifício do Centro Social e um espaço de convívio para jovens, que será gerido pelos diversos parceiros sociais, em colaboração com os potenciais utilizadores.
A Grace decidiu fazer este investimento depois de visitar o bairro e reunir-se com os responsáveis pelo Centro Social e parceiros como o Instituto de Apoio à Criança, Associação de Jardins Escolas João de Deus.
Os voluntários trabalharão durante um dia, 9 de Outubro, dispensados pelas empresas que disponibilizarão também bens e outros equipamentos necessários às tarefas.
A Grace reúne empresas como a Alcatel, Danone, Deloitte, Unicer, Vodafone, Microsoft, Páginas Amarelas, IBM, Nestlé, entre outra.
O objectivo é "melhorar as condições de vida das populações de bairros carenciados", com destaque para as crianças e jovens, e "criar condições de interacção com as populações".
Projectos semelhantes aos criados na Amadora serão concretizados nos concelhos de Matosinhos, Porto e Seixal.