YDreams cria joint-venture com empresa norte-americana

Porto, 04 Dez (Lusa) - A portuguesa YDreams e a norte-americana Brand Experience Lab (BEL) anunciaram hoje a criação de uma parceria mundial de jogos publicitários interactivos para grandes audiências, como salas de cinema, estádios e recintos de espectáculos.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A nova empresa, Audience Entertainment, terá sede em Nova Iorque e "vai produzir experiências inovadoras de marketing e publicidade com base na plataforma de computação gráfica da YDreams e a experiência da BEL em campanhas de publicidade", refere a empresa portuguesa, em comunicado.

"Os `audiencegames` são um meio em incrível crescimento para publicitários de todo o Mundo. Dão à audiência a capacidade para controlar acções em grandes ecrãs, sejam jogos ou actividades, criando uma experiência memorável e de grande impacto", salienta a YDreams.

A empresa afirma que a interacção se traduz em "gestos simples, movimentos do corpo ou som, que afectam e influenciam acções e conteúdo nos ecrãs, seja na condução de um carro ou direccionando uma personagem animada, entre outros".

André Lapa, director de comunicação da YDreams, disse à agência Lusa que a Audience Entertainment será detida em partes iguais pelas duas empresas, com as quais vai partilhar 170 colaboradores e quatro escritórios, em Nova Iorque, Lisboa, Barcelona e S. Paulo.

"Trabalhávamos na mesma área, de jogos interactivos para salas de cinema, e reparámos que éramos os dois grandes `players` a nível mundial. Nós estávamos mais focados na Europa e no Brasil e eles nos Estados Unidos. Por isso, decidimo-nos juntar para nos tornarmos mais fortes e termos uma estratégia mundial", referiu.

Segundo André Lapa, "a YDreams tem uma plataforma tecnológica de que é proprietária", para os movimentos do corpo humano, que vai ser utilizada pela nova empresa.

André Lapa admitiu que, depois do efeito novidade, as audiências possam manifestar menos interesse por estes jogos, mas salientou que as novas experiências terão de incorporar sempre maior criatividade.

"Teremos depois de pensar em coisas mais interactivas", afirmou, destacando o "mercado muito apelativo do desporto americano", nomeadamente na animação dos intervalos dos jogos de basquetebol da NBA.

A BEL venceu o Leão de Bronze do Festival de Publicidade de Cannes, em 2008, com uma campanha da Volvo baseada em jogos de audiência, área que já desenvolveu também para clientes como a Nokia, Orange Mobile, Mattel, Chase e Mindshare.

A YDreams tem desenvolvido ambientes interactivos de larga escala, para grandes corporações mundiais, como a Adidas, Nokia e Coca-Cola.

FZ.

Lusa/Fim


PUB