5 de outubro é tão sagrado como o 25 de abril

Lisboa, 29 nov (Lusa) -- O antigo Presidente da República Mário Soares afirmou hoje que o feriado do 05 de outubro é tão "sagrado" para os portugueses como o 25 de abril e defendeu a sua manutenção.

© 2010 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Em Portugal a maior parte da população é republicana. Eles [os portugueses] não gostaram dessa ideia e eu também não", afirmou o antigo Chefe de Estado, que falava à Agência Lusa à margem de uma cerimónia de homenagem aos docentes demitidos durante o Estado Novo.

A diminuição do número de feriados em Portugal tem sido recentemente discutida, tendo o Governo apresentado na segunda-feira aos parceiros sociais, em sede de Concertação Social, a eliminação dos feriados de 15 de agosto, o dia de Corpo de Deus (móvel), 05 de outubro e 01 de dezembro.

No entender de Mário Soares o feriado do 05 de outubro, data em que se assinala a Implantação da República, "deve ser tão sagrado para os portugueses como o 25 de abril" e que como tal "não deve ser abolido".

Já em relação ao feriado de 01 de dezembro (Dia da Restauração da Independência), o antigo presidente da República considerou que a sua abolição "não é tão grave" como o do 05 de outubro.

Tópicos
PUB