Aguiar-Branco lamenta "ausências" no Congresso e pede mobilização para as autárquicas

por RTP

Estela Silva, Lusa

José Pedro Aguiar-Branco, ex-ministro da Defesa do anterior Governo, diz que o próximo grande desafio que o PSD terá de enfrentar serão as eleições autárquicas de 2017. Aguiar-Branco lamentou ainda as ausências de "militantes de grande responsabilidade".

"Eu lamento sempre ausências. Acho que militantes de grande responsabilidade histórica ou atual e que sobretudo também estão a fazer o seu sentido crítico fora dos órgãos do partido, deviam aqui vir", sublinhou Aguiar-Branco, à chegada para a segunda parte dos trabalhos deste sábado do 36.º Congresso Nacional do PSD.

"Este é o local por excelência. Não compreendo que haja militantes de prestígio, a quem o partido muito deve, que não venham ao congresso. Isso eu lamento", rematou.

Para José Pedro Aguiar-Branco, o próximo "grande desafio" para o PSD terá lugar em 2017 e serão as eleições autárquicas. "Enquanto partido, o grande desafio que tem pela frente são as próximas eleições autárquicas. Espero que todos estejam realmente mobilizados", afirmou.

As eleições autárquicas do próximo ano são de resto um dos temas centrais do 36º Congresso do PSD. Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD classificou o escrutínio como uma "importante batalha política", mas salientou que "nunca o PSD esteve circunscrito ao resultado e à forma como as eleições autárquicas se desenrolam para a governação do país".

Questionado sobre se a liderança de Pedro Passos Coelho pode ficar em causa em caso de nova derrota nas autárquicas, Montenegro afirmou que "não me parece minimamente".



Este sábado ainda serão apresentadas as listas aos órgãos nacionais do PSD.
pub