Alterações ao programa do PCP aprovadas com um voto contra

por Lusa

Almada, 02 dez (Lusa) -- Os delegados do XIX Congresso do PCP aprovaram hoje as alterações ao programa do partido, que passa a chamar-se "Uma democracia avançada - Os valores de Abril no futuro de Portugal", tendo havido um voto contra e uma abstenção.

O PCP introduziu alterações ao programa aprovado em 1992 para o "atualizar e enriquecer".

Uma das alterações é a própria denominação do programa, que passou a chamar-se "Uma democracia avançada - Os valores de Abril no futuro de Portugal" (tinha como título "Portugal: Uma democracia avançada no limiar do século XXI").

Entre as alterações ao conteúdo há sobretudo uma atualização do diagnóstico do país e do processo de integração europeu, com a introdução de referências a novos factos e medidas, destacando os comunistas no novo texto que "Portugal vive um período particularmente grave da sua história".

"O processo contrarrevolucionário -- em desenvolvimento -- e o processo de integração na União europeia, interligados, conduziram a uma situação marcada pelo domínio dos grupos monopolistas, associados e dependentes do capital estrangeiro, pela acentuação do processo de perversão do regime democrático e por um elevado grau de comprometimento de soberania e independência nacionais", lê-se na nova proposta de programa do PCP.

pub