Antigos militantes do Movimento Esquerda Socialista reúnem-se para "celebrar" 30 anos sobre o fim do partido
Lisboa, 11 nov (Lusa) - Quase 300 pessoas almoçarão no sábado na Costa de Caparica para "celebrar um singular acontecimento", os 30 anos da extinção do Movimento Esquerda Socialista, nascido do 25 de Abril e por onde passaram nomes como Ferro Rodrigues ou Jorge Sampaio.
"No dia 7 de novembro de 1981 realizou-se um jantar/festa para celebrar o fim de um partido político. O MES (Movimento de Esquerda Socialista) colocava, por iniciativa própria, um ponto final na sua curta existência. Sem heróis nem mártires. Vimos agora convidar-vos para um convívio de celebração do 30.º aniversário desse singular acontecimento", lê-se no convite endereçado a antigos membros do partido e outros simpatizantes.
Entre os que responderam ao convite estão nomes como o antigo secretário-geral socialista Eduardo Ferro Rodrigues ou o ex-ministro da Justiça, Alberto Martins.
O almoço pretende ser "um reencontro" de pessoas que há 30 anos viveram esta experiência comum de construir e fazer parte do MES, disse à Lusa António Pais, um dos promotores da iniciativa.
Mas há outro objetivo, segundo António Pais: reunir o espólio do MES, que continua disperso, para o entregar ao Centro de Documentação 25 de Abril, sediado em Coimbra, para assim poder ser "arquivado e tratado historicamente".
O MES, que nasceu em 1974, logo a sair à Revolução dos Cravos, integrou sindicalistas, líderes e membros do associativismo académico e diversos intelectuais que tinham sido opositores à ditadura.
A Declaração do Movimento de Esquerda Socialista - M.E.S, que anunciou o partido, foi subscrita por Agostinho Roseta, Augusto Mateus, Jorge Sampaio, José Manuel Galvão Teles, Ferro Rodrigues e Nuno Teotónio Pereira, entre outros.
Jorge Sampaio fez porém parte de um grupo que abandonou o grupo logo no congresso fundador.
O movimento concorreu às eleições para a Assembleia Constituinte, em 1975, e para a primeira Assembleia da República, em 1976. Nas primeiras conseguiu 57 695 votos (1% de votos) e, nas segundas, 31.332 votos (0,57%).