Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

António Costa assegura aumentos na Função Pública

por Antena 1

Foto de Nuno Veiga/Lusa (arquivo)

Há margem de manobra para negociar um aumento de salários na função pública diz o primeiro-ministro. Em entrevista à TVI, António Costa diz que os aumentos salariais dos funcionários públicos devem ser para aqueles que têm vencimentos mais baixos.

António Costa em entrevista àquela estação de televisão, em São Bento, questionado sobre os aumentos de pensões e salários na administração pública no próximo ano, numa altura em que os sindicatos exigem aumentos entre 3 e 4 por cento para todos os trabalhadores.

Na mesma entrevista, o primeiro-ministro descartou a possibilidade de descer o IVA na eletricidade mas garante que é possível baixar a fatura energética das famílias de outra forma.



Uma alternativa proposta por António Costa contrariando as exigências do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista que querem a descida do IVA na eletricidade. Ora, António Costa diz que essa alteração teria um custo que o Orçamento não consegue suportar.

Quanto a boas notícias orçamentais António Costa garante que o próximo orçamento vai ter uma "inovação radical" com a introdução do passe único de transportes em Lisboa e no Porto.



António Costa, entrevistado na TVI, garantindo que as negociações para o orçamento do próximo ano estão a correr bem.

O primeiro-ministro mostrou-se pouco confiante na possibilidade de PCP e Bloco de Esquerda entrarem num eventual futuro Governo do PS.

António Costa diz que o grau de compromisso à esquerda dá para serem amigos, mas não dá para casar.



António Costa, entrevistado na noite de segunda-feira na TVI, por Sérgio Figueiredo e Judite de Sousa. O primeiro-ministro deixou a garantia de que as negociações para o orçamento do próximo ano estão a correr bem.
pub