António Costa reeleito secretário-geral do PS

por Lusa
Paulo Novais - Lusa

António Costa foi reeleito secretário-geral do PS para um novo mandato de dois anos com 94 por cento dos votos, de acordo com resultados provisórios divulgados este domingo pela Comissão Organizadora do Congresso do PS. Em reação a estes resultados, o secretário-geral do PS reeleito apontou a pandemia e a recuperação económica como prioridades principais do partido, mas também as eleições autárquicas que se realizam em setembro.

O dirigente socialista Daniel Adrião, que pela terceira vez se apresentou na disputa da liderança, obteve cerca de 6 por cento dos votos nestas eleições diretas.

"Faltando ainda atribuir 161 delegados do total de 1.087 delegados com direito a voto é inequívoca a reeleição de António Costa para secretário-geral do PS, nas eleições que decorreram digitalmente no dia 11 de junho e presencialmente nos dias 18 e 19 de junho", refere a nota da Comissão Organizadora do Congresso.

Segundo a Comissão Organizadora do Congresso, António Costa foi eleito com 94% dos votos, sendo que Daniel Adrião obteve 6 por cento dos votos validamente expressos.

António Costa, 59 anos, é secretário-geral do Partido Socialista desde 22 de novembro de 2014 e primeiro-ministro desde 26 de novembro de 2015.

O secretário-geral do PS agradeceu a sua reeleição aos militantes do partido. "Tudo farei para corresponder à vossa confiança e, durante os próximos dois anos, continuar a liderar o nosso partido tendo em vista os grandes desafios que temos pela frente", afirmou numa mensagem de vídeo publicada nas redes sociais do partido.

Primeiro, o líder do PS e primeiro-ministro apontou os desafios "em nome do país": "Continuar a combater a pandemia, recuperar a nossa economia e construir o futuro", referiu.

"Mas também liderar o partido naquela que é mais uma exigente batalha eleitoral que temos pela frente, já em setembro, com as eleições autárquicas", afirmou, referindo-se a um ato eleitoral que, por lei, se pode realizar entre 22 de setembro e 14 de outubro e que é marcado pelo Governo.

António Costa recorda que "o PS é, desde 2013, o maior partido autárquico nas freguesias e nos municípios".

"E a nossa ambição agora não é menor: voltar a ganhar e voltarmos a ter a maioria das freguesias e a maioria dos municípios para assim continuar a servir Portugal e os portugueses", afirmou.

 


O secretário-geral do partido apelou ainda à participação dos jovens socialistas nas próximas eleições: "Seja para a freguesia, seja para a Assembleia Municipal seja para as câmaras municipais, porque o PS precisa das novas gerações e as novas gerações têm muito a dar ao poder local democrático".

O líder socialista salientou que, com a limitação de mandatos autárquicos a três consecutivos, "cada vez mais o PS precisa de novos quadros que se vão renovando".

"No próximo mandato mais justificado vai ser: as prioridades que temos na nossa política autárquica têm muito a ver com a vossa geração", considerou.

Costa foi pela primeira vez eleito secretário-geral do PS em novembro de 2014, depois de ter vencido com cerca de dois terços dos votos, em eleições primárias abertas a todos os simpatizantes, em setembro desse ano, o então líder socialista, António José Seguro.

Em 2016 e 2018, António Costa foi reeleito secretário-geral do PS em eleições diretas partidárias sempre com mais de 95% dos votos, tendo nesses dois atos eleitorais enfrentado a oposição do socialista Daniel Adrião.

Ou seja, o resultado de hoje será o mais baixo que Costa obtém em eleições diretas.

No comunicado divulgado pela COC, não se refere o número de votantes nem a taxa de participação, que apenas serão divulgados no final do apuramento.

A COC informa ainda que na eleição para delegados ao XXIII Congresso Nacional do PS, que se realiza em 10 e 11 de julho, a moção de António Costa, "Recuperar Portugal, Garantir o Futuro", obteve 908 delegados, enquanto a moção de Daniel Adrião, "Democracia Plena", obteve 18 delegados.

"Já na eleição para a liderança das Mulheres Socialistas -- Igualdade e Direitos foi reeleita Elza Pais com 91% dos votos, bem como a sua Comissão Política, num sufrágio com lista única", refere a mesma nota.

Segundo a COC, estes resultados "correspondem ao apuramento provisório de 91% das secções de voto não sendo já de todo possível serem alterados pelos votos das secções cujos resultados falta ainda apurar e que implicam a atribuição de 161 delegados ao 23.° Congresso Nacional do Partido Socialista".

Cerca de 62 mil socialistas podiam votar nas diretas para escolher o secretário-geral do PS, num ato eleitoral que decorreu de forma presencial entre sexta-feira e sábado e que tinha começado no passado dia 11 por via eletrónica.

Devido à pandemia, o congresso do PS, em 10 e 11 de julho, vai realizar-se em 13 locais distintos do país e em espaços que terão de assegurar o cumprimento das normas de distanciamento social impostas pela Direção Geral da Saúde (DGS).

Tópicos
pub