António Filipe consegue ver PCP no governo em 2019

por Antena 1

Foto: RTP

António Filipe projeta, em entrevista à Antena1, o pós-2019, afirmando que os comunistas podem integrar um Governo que não "dececione" as expectativas do partido e dos seus apoiantes. Porque "não está escrito nas estrelas que o PCP não pode ser governo". Se tudo correr como até agora, antecipa o deputado, a atual fórmula governativa dura a legislatura.

No dia em que o Orçamento do Estado estará em cima da mesa do Conselho de Ministros, ainda com detalhes por fechar e já com a presença do primeiro-ministro, o vice-presidente da bancada do PCP, António Filipe, não afasta a hipótese de o partido integrar um governo pós-2019. Com condições. Por agora o PCP não sente qualquer desconforto com a atual solução governativa e está disposto a votar favoravelmente a proposta de Orçamento.

Em entrevista à editora de Política da Antena 1, Maria Flor Pedroso, António Filipe, que liderou a comissão parlamentar de inquérito ao BANIF, afirma que "votará pela segunda vez o Orçamento com gosto", apesar de ainda não estar fechado.  

Nesta entrevista à rádio pública, o deputado estranha que todos os agentes políticos possam criticar o Bloco de Esquerda, "como Francisco Louçã, Carlos César e até o próprio primeiro-ministro", e que quando o PCP o faz caia "o Carmo e a Trindade". Ninguém está acima da crítica, observa.
Jerónimo sucede a Jerónimo  
Assunto arrumado é a continuidade de Jerónimo de Sousa na liderança do partido. De resto, António Filipe sublinha que nunca houve um cenário alteranivo sobre a mesa.   

O vice do grupo parlamentar comunista diz-se também disponível para deixar de integrar o Comité Central do PCP, do qual faz parte desde 1992, em nome da renovação.  

Quanto ao desempenho de Marcelo Rebelo de Sousa, António Filipe mantém o Presidente da República sob observação: "Até agora não extravasou os seus poderes".

O que se tem passado, afirma, é "uma intervenção mais exposta do que os seus antecessores, mas também aí é mais uma questão de estilo do que outra coisa".
pub