António Montenegro investigado por alegado envolvimento em rede de prostitutas de luxo
O embaixador de Portugal em Dakar, Senegal, está a ser investigado por alegado envolvimento num escândalo de prostituição. António Montenegro foi chamado a Lisboa pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros depois de uma rádio senegalesa ter revelado que o diplomata português se encontrava sob investigação da polícia local no âmbito de um processo relacionado com "prostitutas de luxo".
A Radio Futurs Médias (RFM) avançou esta terça-feira que o processo, que envolve ainda uma celebridade senegalesa do mundo do espectáculo, foi desencadeado depois do desmantelamento de uma rede de acompanhantes de luxo.
De acordo com as notícias veiculadas pela comunicação social senegalesa, eram várias as figuras da vida social da capital que frequentavam a embaixada portuguesa em busca das acompanhantes.
Na sequência das suspeitas, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) chamou António Montenegro a Lisboa, decidindo depois a abertura de um processo de averiguações ao diplomata. Decidida está já a sua substituição em Dakar.
Ministério confirma inquérito
Sem adiantar as razões que determinaram a sua abertura, fonte do MNE português confirmou à Agência Lusa que está a decorrer um processo de averiguações a António Montenegro.
Fontes ligadas ao processo, citadas pela RFM, uma missão de inspecção foi enviada a Dakar antes de o MNE ter decidido ouvir o embaixador e ordenar a abertura de um processo.
De acordo com a RFM, "foi ainda convidado" a viajar para Lisboa para "prestar esclarecimentos" um funcionário de uma empresa privada de segurança ao serviço na residência de António Montenegro.
Embaixador substituído em breve
Um dado para já certo é a substituição de António Montenegro em Dakar, dado que o diplomata se aproxima da reforma.
No MNE, uma fonte do ministério apontou Rui Tereno como nome mais provável para chefiar a embaixada de Portugal em Dakar.
Rui Tereno é o actual representante-adjunto permanente na delegação política portuguesa junto da NATO.