Assembleia da República reabre com 105 caras novas
A Assembleia da República reabre hoje para dar início à XI legislatura e acolher 230 deputados, dos quais 105 vão exercer a função pela primeira vez. A abertura está marcada para as 10 horas com Jaime Gama a conduzir de forma interina a primeira reunião plenária.
Segundo a tradição na abertura da primeira reunião plenária um deputado do maior partido deverá convidar o presidente da Assembleia da República cessante, Jaime Gama, a conduzir a sessão como presidente interino devendo este convidar outros dois deputados para o coadjuvarem.
Após as habituais saudações de boas-vindas, Jaime Gama dará início aos trabalhos da Comissão Eventual de Verificação de Poderes, a quem compete verificar a regularidade formal dos mandatos dos deputados eleitos, e depois à suspensão da reunião plenária.
A Comissão Eventual de Verificação de Poderes é composta por oito deputados do PS, seis do PSD, dois do CDS-PP, dois do BE e dois da CDU e o seu trabalho de verificação de poderes deverá terminar até às 15 horas, altura em que deverá recomeçar a reunião plenária.
Após a reabertura dos trabalhos terá lugar a leitura do relatório da Comissão Eventual de Verificação de Poderes e depois de concluída a leitura haverá lugar às eleições para os cargos de presidente da Assembleia da República, vice-presidentes, secretários e vice-secretários da mesa.
Os candidatos precisam de recolher pelo menos 116 votos para serem eleitos, sendo que o PS, como partido mais representativo, agora sem maioria absoluta, já anunciou que irá propor a reeleição de Jaime Gama para presidente da Assembleia da República.
Já em relação aos vice-presidentes o PS apresenta as candidaturas de Vera Jardim e o Bloco de Esquerda já adiantou o nome de Luís Fazenda, enquanto PSD e CDS-PP nada adiantaram quanto aos nomes que vão apresentar.
Quanto à composição do Parlamento em termos de distribuição de deputados e em resultado das eleições legislativas o PS apresenta 97 eleitos, o PSD 81, o CDS-PP 21, o BE 16 e a CDU 15 deputados eleitos.