Assessor militar promete transmitir "preocupações" ao primeiro-ministro

Lisboa, 25 jun (Lusa) - As associações de sargentos e praças estiveram hoje reunidas com o assessor militar do primeiro-ministro, que prometeu "transmitir" a Passos Coelho as "preocupações" com promoções e Fundo de Pensões dos militares, disse à Lusa António Lima Coelho.

Lusa /

O presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS) falava à agência Lusa no final de uma audiência no Palácio de São Bento com o assessor do primeiro-ministro para as áreas da Segurança e Defesa, a quem entregou, juntamente com o presidente da Associação de Praças, Luís Reis, uma moção aprovada na concentração de militares da semana passada.

"Estivemos reunidos com o general Carlos Chaves, foi uma conversa interessante, abordámos todos os pontos da moção, insistimos na necessidade de se defender a especificidade da condição militar, na questão das promoções de militares, é preciso que o povo português tenha a perceção clara da imposições que temos pela condição militar", afirmou.

António Lima Coelho disse ter alertado o general Chaves para a necessidade de "honrar os compromissos com o Fundo de Pensões, com as promoções e de ouvir as associações socioprofissionais" nas matérias que a lei define.

"Tivemos da parte do senhor general a garantia de que transmitirá as nossas preocupações ao primeiro-ministro, agora o que é importante é que o senhor primeiro-ministro seja sensível a estas matérias", considerou.

Sobre as promoções, Lima Coelho frisou que deve ser seguido o "princípio muito claro de que não devem ser para grupos mas transversais a toda" a estrutura militar.

O sargento-chefe da Força Aérea adiantou ainda que ficou vincada, "da parte do gabinete do primeiro-ministro, a disponibilidade para contactos" futuros com as associações militares.

Tópicos
PUB