Autárquicas 2021. Quem são os candidatos ao Porto e o que prometem?

Nas últimas autárquicas o eleito foi Rui Moreira, arrecadando 44,5% dos votos. Elegeu então sete mandatos, aos quais se somaram quatro eleitos do PS, um do PSD e um da CDU.

A Cidade Invicta conta este ano com 206.848 eleitores. Há 11 candidatos à presidência da Câmara.

Na contagem decrescente para as Eleições Autárquicas, que terão lugar no final do mês de setembro, a RTP realiza um ciclo de 22 debates. Reveja aqui o debate do Porto na íntegra.

Para aceder à informação passe o rato ou clique em cima da imagem.

Porto em números

Com uma população de 231.962 pessoas (-2,4 por cento em relação a 2011), o rendimento médio mensal no Porto é atualmente de 1.417 euros. O setor com mais trabalhadores é o do comércio, que emprega 17,1 por cento da população, e a taxa de desemprego situa-se em 9,2 por cento.

resultados 2017
Notas metodológicas: A RTP reuniu os dados de cada concelho no que diz respeito à população, rendimento médio mensal, setores dominantes na economia e taxa de desemprego. Para além dos concelhos capitais de distrito, damos destaque a outros quatro concelhos por decisão editorial. São eles: Almada, Amadora, Figueira da Foz e Odemira.
Nos casos de Odemira, Faro e Lisboa, por terem um número elevado de estrangeiros residentes, incluímos também a percentagem de cidadãos estrangeiros no total da população.
A nível da população, conta o número absoluto de pessoas apurado no Censos 2021 e a variação percentual em relação ao Censos anterior (2011). Já o número de eleitores diz respeito a junho de 2021, conforme consta em Diário da República n.º116/2021, Série de 2021-06-17.
Quanto ao rendimento médio mensal, contabiliza-se o valor em euros do rendimento dos trabalhadores por conta de outrem em 2019. Para efeitos de comparação, a média nacional era de 1.206€, mas apenas seis concelhos analisados igualam ou estão acima desse valor.
Em relação ao setor com mais trabalhadores, é apresentado nesta infografia o que obteve a percentagem mais elevada de respostas por concelho, ou seja, aquele que em cada concelho emprega mais pessoas. Os dados são relativos a 2019, mas refletem a tendência dos últimos anos.
Contamos ainda com os dados do desemprego, com a percentagem de desempregados inscritos no IEFP em 2020. Para comparação, a percentagem nacional foi de 5,8 por cento.
Por fim, lembramos também os resultados de há quatro anos, nas Eleições Autárquicas de 1 de outubro de 2017.
Fontes: INE, PORDATA, IEFP, Secretaria-Geral da Administração Interna