Autárquicas 2025. Os concelhos em debate

RTP |
Na contagem decrescente para as Eleições Autárquicas, a RTP promove a partir de 10 de setembro o debate em 18 concelhos de norte a sul do país. Vamos dar voz a todos os candidatos às Câmaras Municipais que são capitais de distrito, às quais se juntam Ponta Delgada e Funchal. Adicionalmente debatemos o futuro dos concelhos de Sintra e Vila Nova de Gaia, dois dos concelhos mais populosos do país.
As propostas dos candidatos ao Funchal e Ponta Delgada serão debatidos na RTP Madeira e RTP Açores.
Viana doCastelo Vila Real Braga Porto Bragança Aveiro Viseu Guarda Coimbra Castelo Branco Leiria Santarém Lisboa Portalegre Évora Setúbal Beja Faro Vila Nova de Gaia Sintra Ponta Delgada Funchal Clique no mapa para mais informação Capitais de distritoOutros concelhos em destaque
Viana doCastelo VilaReal Braga Porto Bragança Aveiro Viseu Guarda Coimbra Castelo Branco Leiria Santarém Lisboa Portalegre Évora Setúbal Beja Faro Vila Nova de Gaia Sintra Ponta Delgada Funchal Clique no mapa para mais informação Capitais de distritoOutros concelhosem destaque
Notas metodológicas: A RTP reuniu os dados de cada concelho no que diz respeito à população, rendimento médio mensal, ramos de atividade dominantes na economia, percentagem de pessoas inscritas no centro de emprego e valores [da] habitação. Para além das 18 capitais de distrito, às quais se juntam Ponta Delgada e Funchal, damos também destaque aos dois concelhos mais populosos do país: Sintra e Vila Nova de Gaia. Ao nível da população, [consideram-se] as estimativas provisórias de população residente – pós-censitárias – revistas em junho de 2024, com variação percentual em relação aos Censos de 2021. O número de eleitores diz respeito a 15 de junho de 2025, conforme consta no Diário da República n.º 115/2025, Série II de 2025-06-17.
Relativamente ao rendimento médio mensal, contabiliza-se o valor bruto, em euros, auferido pelos trabalhadores por conta de outrem de cada concelho em 2023. Para efeitos de comparação, a média nacional situava-se em 1.460,8 €, mas apenas seis dos concelhos analisados estão acima deste valor ou com valores aproximados.
Quanto aos ramos de atividade com maior número de trabalhadores, são apresentados os três setores com mais pessoal empregado. Os dados referem-se a 2023, mas refletem a tendência dos últimos anos.
Incluem-se ainda os dados do desemprego no continente, nomeadamente a percentagem de pessoas inscritas nos centros de emprego (à procura do primeiro emprego ou desempregadas), calculada a partir do valor médio mensal de inscritos em 2024. Nas regiões autónomas, foi apenas possível obter os dados relativos à taxa de desemprego (NUTS II – 2024) no 2.º trimestre de 2025. Para comparação, a percentagem nacional foi de 5,9 %. Sobre a habitação, os dados apresentam o valor mediano da avaliação bancária por metro quadrado registado em 2024, com a respetiva variação percentual face a 2021, ano das anteriores eleições autárquicas. A referência nacional situa-se em 1.662 €/m² e a variação nacional foi de um aumento de 35 %. Por fim, são também apresentados os resultados das anteriores eleições autárquicas, realizadas em 26 de setembro de 2021.
Fontes: PORDATA, Secretaria-Geral da Administração Interna; CNE