Autárquicas. Sondagem para a RTP dá maioria absoluta a Rui Moreira no Porto

por RTP
Rui Moreira pode aumentar o número de mandatos, de sete para oito, na Câmara do Porto Estela Silva/ Lusa

O atual presidente da Câmara do Porto deverá ser reeleito com 45 por cento dos votos, o que significa que o candidato independente pode renovar a maioria absoluta com a possibilidade de aumentar o número de mandatos, entre sete a oito, apurou uma sondagem da Universidade Católica realizada no passado fim de semana para a RTP. A sondagem indica que o segundo candidato mais votado seria Tiago Barbosa Ribeiro (PS), seguido de Vladimiro Feliz (PSD), com 17 e 14 por cento dos votos respetivamente.

O candidato independente Rui Moreira, com o movimento “Aqui há Porto”, lidera claramente as intenções de voto devendo renovar a maioria absoluta nas eleições autárquicas do próximo domingo, concluiu uma sondagem a 1041 eleitores, realizada entre quinta e segunda-feira pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade do Porto para a RTP e para o jornal Público.

Se forem apenas consideradas as intenções diretas de voto em relação ao total de votos válidos, Rui Moreira, que vai para o terceiro e último mandato, deve arrecadar 45 por cento dos votos. A grande batalha vai decorrer entre o segundo candidato mais votado, que de acordo com a sondagem, é o deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro, com 17 por cento das intenções de voto, e o candidato apoiado pelo PSD, Vladimiro Feliz, que pode alcançar 14 por cento dos votos.
Nas eleições autárquicas de 2017, Rui Moreira já tinha conquistado maioria absoluta ao reunir 44,46 por cento dos votos. Os socialistas obtiveram 28,55 por cento e PSD-PPM registou 10,39 por cento dos votos. O movimento do candidato independente “Porto, o nosso partido” conseguiu eleger sete vereadores, enquanto os socialistas elegeram quatro e os sociais-democratas conseguiram um vereador.
Se estes resultados se verificarem no domingo, o candidato do PS perde mais de 11 pontos percentuais em comparação com o resultado das últimas autárquicas, enquanto o candidato do PSD obtém mais quatro pontos percentuais do que em 2017.

Realizada uma semana antes das eleições, a sondagem apresenta na quarta posição a candidata da CDU, Ilda Figueiredo, que anunciou ser esta a última vez que se candidata, com uma votação de sete por cento. Apoiado pelo Bloco de Esquerda, o independente Sérgio Aires regista quatro por cento das intenções de voto. De acordo com o relatório da sondagem, tanto António Fonseca, o candidato do Chega que em 2013 chegou a ser eleito no movimento de Rui Moreira, como Bebiana Cunha, atual líder parlamentar do PAN, ficam empatados com três por cento.

Diamantino Raposinho (Livre) e André Eira (Volt Portugal) registam um por cento das intenções de voto, enquanto Diogo Araújo Dantas (PPM) e Bruno Rebelo (Ergue-te) podem ter um resultado inferior a um por cento.
Abstenção e indecisos determinantes para definir segunda força política
Vinte e um por cento dos que participaram no inquérito não sabem ou não respondem em quem vão votar no domingo. Num universo de 206.848 eleitores, aqueles que ainda estão em dúvida sobre se vão às urnas podem ser decisivos para os resultados, principalmente para definir qual o segundo e terceiro candidatos mais votados.

“Se os resultados desta sondagem se confirmassem no dia das eleições, Rui Moreira teria entre sete a oito mandatos, garantindo a maioria absoluta. O PS elegeria entre dois a três vereadores, o PSD entre um a três” e a CDU manteria a sua vereação, refere o relatório da sondagem. Com um total de 13 mandatos, a Câmara do Porto poderá ter mais um vereador eleito na lista do candidato Rui Moreira.

Em 2017, a abstenção foi de 46,3 por cento. Os autores do estudo dizem que “não é possível prever um valor para a abstenção” apesar de 66 por cento dos 1041 inquiridos ter respondido que “de certeza que vai votar” no domingo. “Este número nada nos diz do comportamento das muitas pessoas que foram contactadas e que não quiseram participar na sondagem”, lê-se no relatório.PS com mais votos nos maiores de 65 anos e menor grau de escolaridade
Quando é considerada a intenção direta de voto, com os dados ponderados com a distribuição da população por sexo, escalões etários, freguesia e resultados de 2017, a sondagem indica que Rui Moreira lidera em todos os segmentos, obtendo um resultado de 31 por cento.

Segue-se Tiago Barbosa (PS) que em comparação com Vladimiro Feliz (PSD) reúne a preferência de voto em todos os escalões etários, sendo esta mais acentuada nos maiores de 65 anos e com o ensino secundário por completar.

No entanto, Vladimiro Feliz (PSD) tem melhor resultado entre a população que concluiu o ensino secundário ou superior.

A grande maioria dos participantes na sondagem, 69 por cento, não tem dúvidas que o vencedor da noite será Rui Moreira, que pode mesmo aumentar o número de mandatos.

Ficha técnica
Este inquérito foi realizado pelo CESOP – Universidade Católica Portuguesa para a RTP e para o Público entre os dias 16 e 19 de setembro de 2021. O universo alvo é composto pelos eleitores residentes e recenseados no concelho do Porto. Foram realizadas entrevistas em todas as freguesias do concelho.
 
Os domicílios em cada freguesia foram selecionados por caminho aleatório e foi inquirido em cada domicílio o próximo aniversariante recenseado eleitoralmente no concelho. Os inquiridos foram informados do objetivo do estudo e demonstraram vontade de participar.

Foram obtidos 1041 inquéritos válidos, sendo 58 por cento dos inquiridos mulheres. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição da população por sexo, escalões etários, freguesia e voto nas autárquicas 2017. A taxa de resposta foi de 33 por cento.

A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 1041 inquiridos é de três por cento, com um nível de confiança de 95 por cento.

Tópicos
pub