CDS quer ouvir MAI no Parlamento com "máxima urgência" sobre incidentes em Setúbal
Lisboa, 9 Mai (Lusa) - O CDS-PP vai requerer a presença do ministro da Administração Interna no Parlamento "com a máxima urgência", na sequência dos "incidentes sucessivos" no bairro da Bela Vista em Setúbal, disse hoje à Lusa fonte da direcção do partido.
"O CDS-PP quer que o Governo responda sem rodeios e com meios face aos incidentes sucessivos na Bela Vista e face à situação intolerável de insegurança em Setúbal", justificou a mesma fonte, adiantando que o partido irá agendar um novo debate sobre segurança e requerer a presença do ministro Rui Pereira na Assembleia da República.
O CDS quer esclarecer, nesse debate, "onde está o MAI que quando a policia é atacada dois dias a fio e não dá a cara", "quantos efectivos tem a PSP em Setúbal, por turno, para fazer patrulhamento efectivo na cidade" e "quantas vezes é que já prometeram efectivos para Setúbal, quando ao mesmo tempo cancelavam a entrada de Forças de Segurança".
Por outro lado, os democratas-cristãos querem saber por que razão "se desviam polícias do comando metropolitano de Lisboa para a polícia municipal em vez de reforçarem Setúbal" e criticam a falta de videovigilância num bairro como este.
Entre outras questões, o CDS-PP quer ainda saber se, na sequência destes incidentes em Setúbal, o Governo aceitará uma proposta do partido, que quer tornar obrigatório o julgamento rápido dos delinquentes apanhados em flagrante delito.