CDS volta a ter candidato próprio em Vagos
Vagos, 09 ago (Lusa) - O CDS escolheu a advogada Maria do Céu Marques para concorrer à Câmara de Vagos, nas eleições de 29 de setembro, depois de há quatro anos ter apoiado uma lista independente, juntamente com o PS.
Os democratas-cristãos querem reconquistar a presidência do município que perderam para o PSD, em 2001, beneficiando da saída do atual presidente da Câmara, Rui Cruz (PSD), que está impedido de se recandidatar ao cargo, devido à lei de limitação de mandatos.
"Há aqui um desgaste muito grande provocado por estes 12 anos de desgoverno e a alternância aqui é com o CDS, porque o PS não tem nenhuma expressão", disse à Lusa a candidata.
Maria do Céu Marques, que foi eleita presidente da secção local do CDS em dezembro passado, diz que concorre à presidência do município para tirar Vagos do marasmo a que tem estado votado nos últimos anos.
"Vagos ficou muito para trás. Penso mesmo que foi o parente pobre do conjunto dos municípios que fazem parte da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro", afirmou.
A candidata do CDS-PP critica ainda o silêncio da autarquia liderada pelo PSD relativamente à perda de serviços públicos.
"O tribunal de Vagos perdeu competências e sei que dentro de pouco tempo vamos perder o serviço de finanças. Nunca vi o meu município tão abandonado", diz a candidata, estranhando que o presidente da Câmara "não venha para a praça pública reclamar mais competências para o seu município".
Maria do Céu Marques promete dar especial atenção aos idosos e aos desempregados, propondo dinamizar o parque empresarial do concelho e desenvolver esforços na captação de investimento externo, com o objetivo de reforçar a criação de infraestruturas que incorporem mão-de-obra local.
A agricultura é outra das apostas da candidata, que pretende ajudar a promover os produtos locais e a escoá-los para o mercado.
"Não podemos esquecer que somos uma população rural, e que por isso devemos apostar forte na agricultura", sublinhou.
Maria do Céu Marques, de 49 anos, nasceu em Carregal do Sal, mas foi viver para Vagos muito cedo.
Licenciada em Direito, foi presidente da Delegação da Ordem dos Advogados de Vagos e da direção do Orfeão de Vagos.
Além de Maria do Céu Marques (CDS), candidatam-se àquele município Silvério Regalado (PSD), Mário Martins (PS) e Alexandre Loff (CDU).
Nas autárquicas de 2009, em Vagos, o PSD obteve 63% (7.728 votos) e cinco mandatos, contra 31% (3.777 votos) de um movimento independente, que conquistou os restantes dois mandatos.