Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Centenário. Costa felicita PCP e assinala "respostas comuns"

por RTP
Twitter

O primeiro-ministro recorreu este sábado à rede social Twitter para saudar o PCP pelo centenário, apontando também a "forma franca" como, nos últimos anos, foram encontradas "respostas comuns" para os problemas do país. Costa salientou o respeito pela identidade "de uma esquerda plural".

Nesta publicação, ilustrada por uma fotografia em que surge ao lado do secretário-geral dos comunistas, Jerónimo de Sousa, António Costa presta homenagem ao "inestimável contributo" do PCP "na resistência anti-fascista e anti-colonialista e ao contributo militante para a vitalidade da Democracia no poder local democrático e na atividade sindical".

No dia em que o PCP cumpre 100 anos de existência, o primeiro-ministro vem colocar a ênfase nas relações bilaterais dos últimos anos.António Costa felicita o PCP nos seus 100 anos, "saudando o seu Secretário-Geral Jerónimo de Sousa e nele todos os seus militantes".

"Congratulo-me com a forma franca como nos últimos anos temos conseguido encontrar respostas comuns para os problemas do país e dos portugueses, no respeito da identidade própria de uma esquerda plural", escreve.


O Partido Comunista assinala este sábado 100 anos com uma centena de ações em diferentes locais. Para Lisboa está previsto um desfile com a participação de Jerónimo de Sousa.

As comemorações do centenário prolongam-se até 2022. Em fevereiro o PCP lançou o livro "100 anos de luta ao serviço do povo e da pátria pela Democracia e o Socialismo", de 300 páginas, que ilustra, em mais de 900 fotografias e imagens, momentos marcantes da história dos comunistas, das greves nos anos 1900 até à "revolução dos cravos".

Fundado a 6 de março de 1921, em Lisboa, o PCP é a mais antigo força partidária do país.

Teve como secretários-gerais José Carlos Rates (1923-1925), Bento Gonçalves (1929-1942), Álvaro Cunhal (1961-1992), Carlos Carvalhas (1992-2004) e é atualmente liderado por Jerónimo de Sousa, desde 2004.

c/ Lusa
Tópicos
pub