Mais 90 mil do que na primeira volta. Cerca de 309 mil inscritos no voto antecipado

Mais 90 mil do que na primeira volta. Cerca de 309 mil inscritos no voto antecipado

Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente este domingo, na segunda volta das eleições presidenciais, mais 90 mil do que na primeira volta, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).

Lusa /
Lusa

De acordo com dados provisórios enviados à Lusa, a administração eleitoral recebeu 308.501 inscrições de eleitores que pretendem exercer o voto de forma antecipada no dia 01 de fevereiro.

Dos inscritos, 300.839 referem-se a inscrições em Portugal continental, 3.951 na Região Autónoma da Madeira e 3.711 nos Açores.

Os distritos com maior número de inscritos são Lisboa (89.689), Porto (50.518), Setúbal (26.580), Braga (17.601), Aveiro (17.257), Faro (16.621), Coimbra (15.035), Santarém (12.242) e Leiria (11.663).

Na primeira volta, inscreveram-se para votar antecipadamente no dia 11 de janeiro 218.481 eleitores.

A votação antecipada em mobilidade no segundo sufrágio, em 01 de fevereiro, será possível para os eleitores recenseados em Portugal que se inscreveram para exercer o direito de voto neste dia.

As inscrições terminaram às 23:59 de quinta-feira passada, 29 de janeiro.

Os eleitores que forem às urnas no domingo devem dirigir-se à mesa de voto do município por si escolhido no momento da inscrição.

Há pelo menos uma mesa em cada município do continente e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, segundo informação do Portal do Eleitor.

Por causa dos efeitos da depressão Kristin, o local de voto antecipado em mobilidade foi alterado em seis municípios -- Vieira do Minho, Alvaiázere, Leiria, Torres Vedras, Alcácere do Sal e Silves.

Numa nota publicada na sexta-feira no Portal do Eleitor, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) informa que a alteração foi decidida "por motivos de força maior", a pedido das seis câmaras municipais.

No município de Vieira do Minho, no distrito de Braga, o novo local de voto será a sede da Junta de Freguesia de Vieira do Minho (Antiga Casa do Povo), segundo a informação divulgada no Portal do Eleitor.

Em Alvaiázere, no distrito de Leiria, a votação decorrerá desta vez no quartel dos bombeiros voluntários.

No município de Leiria, igualmente afetado pela depressão, o local de votação muda para a Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo.

Em Torres Vedras, no distrito de Lisboa, será no Edifício da Câmara Municipal.

Em Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, a votação decorrerá na sede da junta de freguesia de Alcácer do Sal (Santiago).

Em Silves, no distrito de Faro, o voto antecipado decorrerá no edifício das piscinas municipais.

Os eleitores devem dirigir-se à mesa de voto, apresentar o documento de identificação civil e indicar a freguesia de inscrição onde estão recenseados. Após a votação, é-lhes entregue o duplicado da vinheta de segurança que serve de comprovativo do exercício do direito de voto.

Caso um eleitor inscrito para votar não consiga fazê-lo, pode exercer o seu direito de voto em 08 de fevereiro na assembleia ou secção de voto na qual se encontra recenseado.

Além dos 308.501 inscritos para votar a 01 de fevereiro, há 1.118 doentes internados e 3.777 presos que se inscreveram para votar antecipadamente na segunda volta. Neste caso, o ato eleitoral realiza-se entre 02 e 03 de fevereiro, cabendo ao Presidente da Câmara Municipal ou ao seu representante deslocar-se ao hospital ou ao estabelecimento prisional para recolher o voto.

A escolha do novo presidente da República na segunda volta será entre António José Seguro e André Ventura, os dois candidatos presidenciais mais votados na primeira volta, de 18 de janeiro.

A primeira vez em que houve mesas de voto antecipado em todos os concelhos do país foi nas presidenciais de janeiro de 2021, em plena pandemia de covid-19 em Portugal. Naquela altura, inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade 246.922 eleitores.

Tópicos
PUB