Comentários sexistas de Dijsselbloem são "inaceitáveis", acusa presidente do PE

por RTP
Vincent Kessler - Reuters

O presidente do Parlamento Europeu (PE), Antonio Tajani, condenou os "comentários inaceitáveis" do líder do Eurogrupo, após um encontro com Marcelo Rebelo de Sousa.

Falando numa conferência de imprensa, após um encontro com o Presidente da República, na sede do Parlamento Europeu, em Bruxelas, Tajani salientou que os comentários de Jeroen Dijsselbloem são "inaceitáveis".

"Ninguém tem o direito de ofender qualquer nação ou povo com comentários racistas ou sexistas, os comentários do presidente do Eurogrupo são inaceitáveis", sublinhou.

"Agora, mais do que nunca, é importante ultrapassarmos preconceitos e estereótipos", disse Tajani, acrescentando que "chefiar o Eurogrupo é uma enorme responsabilidade, especialmente considerando o impacto da crise financeira nas vidas dos nossos cidadãos".

Os portugueses, disse ainda, "fizeram enormes sacrifícios durante a crise económica, não tem sido fácil, tem sido mesmo difícil, mas graças à sua coragem e orgulho, estou convencido de que o pior já passou".

O Governo português, por intermédio do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na terça-feira, e do primeiro-ministro, António Costa, hoje, já pediram o afastamento de Dijsselbloem da presidência do fórum de ministros das Finanças da zona euro, posição subscrita por Marcelo Rebelo de Sousa, que se encontra de visita a Bruxelas.

Jeroen Dijsselbloem acusou, em declarações ao diário alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, publicado na segunda-feira, os países do sul da UE de gastarem o dinheiro "em copos e mulheres".

(C/Lusa)


pub