Conheça a lista completa dos secretários de Estado

por RTP
Rafael Marchante - Reuters

Destacam-se os nomes de Marcos Perestrello na Defesa e Isabel Oneto, secretária de Estado Adjunta da Administração Interna. José Mendes, vice-reitor da Universidade do Minho, vai ocupar lugar de secretário de Estado Adjunto e do Ambiente. Fernando Araújo, antigo presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, é o novo secretário de Estado Adjunto da Saúde.

O Presidente da República aprovou esta quarta-feira a constituição do novo Governo apresentada por António Costa, que tomará posse na próxima quinta-feira, às 16h00.

A lista completa dos 17 ministros já era conhecida desde ontem. Agora conhecem-se também os 41 nomes escolhidos para as secretarias de Estado.

Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares: Pedro Nuno Santos

Tem 38 anos e é líder da Federação de Aveiro do PS. Antigo secretário-geral da Juventude Socialista, é conotado com ala esquerda dos socialistas.

Secretária de Estado Adjunta do Primeiro-Ministro: Mariana Vieira da Silva

Fez parte do núcleo que elaborou o programa eleitoral do PS. Pertence à Comissão Política e vai depender diretamente do primeiro-ministro, à semelhança de Pedro Nuno Santos.

Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros: Miguel Prata Roque

Advogado de profissão, fez parte do primeiro Governo de José Sócrates como adjunto do ministro dos Assuntos Parlamentares.

Secretária de Estado dos Assuntos Europeus: Margarida Marques

Fundadora da Juventude Socialista. foi deputada do PS entre 1983 e 1985. É funcionária da Comissão Europeia desde 1994 nas áreas da Educação, Cultura e Comunicação. Desempenhou função de chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação: Teresa Ribeiro

Foi secretária de Estados dos Assuntos Europeus entre 2008 e 2009. Antes disso esteve à frente do Instituto da Comunicação Social. Tem 61 anos e era até agora secretária-geral adjunta da União Parlamentar do Mediterrâneo, em Barcelona. Entre várias funções, foi ainda diretora executiva da AICEP e entre 1998 e 2000 presidente do Comité Director dos “mass media” do Conselho da Europa.

Secretário de Estado das Comunidades: José Luís Carneiro

Mestre em Estudos Africanos, estreia-se como deputado na XIII Legislatura.

Secretário de Estado da Internacionalização: Jorge Oliveira

Secretária de Estado da Modernização Administrativa: Graça Fonseca

Doutorada em Sociologia e vereadora da Câmara Municipal de Lisboa desde 2009.

Secretário de Estado Adjunto, do Tesouro e das Finanças: Ricardo Mourinho Félix

Primo direito de José Mourinho, tem 41 anos e é economista do Banco de Portugal.

Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais: Fernando Rocha Andrade

Membro da direcção do PS e subsecretário de Estado da Administração Interna, sob a alçada de António Costa.

Secretário de Estado do Orçamento: João Leão

Economista doutorado no MIT, dá aulas no ISCTE e ajudou a preparar cenário macroeconómico do PS.

Secretária de Estado da Administração e do Emprego Público: Carolina Ferra

Tal como Fernando Rocha Andrade, esteve com António Costa no ministério da Administração Interna.

Secretário de Estado da Defesa: Marcos Perestrello

Ocupou este mesmo cargo de secretário de Estado da Defesa no segundo Governo de José Sócrates quando Augusto Santos Silva era ministro da Defesa. Foi ainda chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Administração Interna, Luís Patrão, entre 1999 e 2000. Tem 44 anos e foi vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, quando António Costa era presidente. Foi deputado e é o líder da distrital do PS Lisboa.

Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna: Isabel Oneto

Foi governadora civil do Porto a partir de 2005, e antes foi vereadora da Câmara do Porto. Ocupou o cargo de deputada de 2009 até agora, tendo sido reeleita deputada nas eleições de outubro. É docente universitária, jurista com mestrado nas Ciências Jurídico-Criminais.

Secretário de Estado da Administração Interna: Jorge Gomes

Jorge Gomes é empresário e foi eleito deputado nas recentes eleições como cabeça de lista por Bragança, onde já foi governador civil. É secretário nacional do PS por convite de António Costa. É empresário, com um Master de gestão empresarial.

Secretária de Estado Adjunta e da Justiça: Helena Mesquita Ribeiro

Foi deputada pelo PS nos períodos 1999-2002 e 2002-2005. Advogada, tem 48 anos e já foi diretora-geral da Administração da Justiça, com Alberto Costa.

Secretária de Estado da Justiça: Anabela Pedroso

Foi a responsável operacional do projeto Cartão do Cidadão, tendo coordenado ainda o Portal do Cidadão, o Portal da Empresa, Criação de Empresa online e Lojas do Cidadão. Foi presidente da Agência para a Modernização Administrativa (2007-2009) e vogal do conselho diretivo da UMIC-Agência para a Sociedade do Conhecimento (2003-2006). Foi secretária-geral adjunta do Ministério das Finanças.

Secretário de Estado das Autarquias Locais: Carlos Miguel

Carlos Miguel foi presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras desde 2004 até agora, cargo que abandona para ser Secretário de Estado das Autarquias Locais. Tem 58 anos, é advogado, licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa.

Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade: Catarina Marcelino

Licenciada em Antropologia, Catarina Marcelino foi presidente do Departamento das Mulheres Socialistas. É deputada desde 2009, tendo sido reeleita nas Legislativas de outubro.

Secretária de Estado da Cultura: Isabel Botelho Leal

Foi chefe da Divisão de Relações Internacionais da Assembleia da República. Licenciada em Relações Internacionais.

Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Maria Fernanda Rollo

É presidente do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, onde fez a licenciatura e doutorada em História Económica e Social Contemporânea.
Em junho assinou em conjunto com Manuel Heitor, o novo ministro, um artigo de opinião no Público que defende que “Portugal só tem futuro se conseguir afirmar-se como um país de ciência”. A colaboração com Manuel Heitor é já longa.

Secretária de Estado Adjunta e da Educação: Alexandra Leitão

É professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, membro da Comissão Coordenadora Científica do Centro de Investigação de Direito Público e coordenadora da área de Direito Administrativo. É ainda membro do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República. Tem artigos científicos publicados sobre contratação pública e educação, um deles referente aos contratos entre Estado e Estabelecimentos Particulares e Cooperativos.

Secretário de Estado da Educação: João Costa

Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, João Costa já foi consultor científico do Plano Nacional de Leitura e abordou temas relacionados com o ensino básico e secundário.

Secretário de Estado da Juventude e do Desporto: João Wengorovius Meneses

Foi diretor de Acção Social, Educação, Juventude e Desporto na Câmara Municipal de Lisboa quando António Costa foi presidente. Licenciado em gestão, tem um mestrado em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais. Estava atualmente como diretor do Centro de Inovação da Mouraria, um centro ligado à autarquia de Lisboa.

Secretário de Estado do Emprego: Miguel Cabrita

Com 39 anos, é uma das caras novas do governo socialista. Sociólogo, faz parte da Comissão Nacional do PS e coordenou o tema do emprego e assuntos sociais da Presidência Portuguesa da União Europeia de 2007. É professor de Políticas Públicas e Sociais no ISCTE.

Secretária de Estado da Segurança Social: Cláudia Joaquim

Especializada em Segurança Social, Cláudia Joaquim foi até agora assessora do Grupo Parlamentar do PS. Está a fazer um mestrado no ISCTE, na área das políticas públicas, sendo aluna de Vieira da Silva.

Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência: Ana Sofia Antunes

Trabalhou na Câmara Municipal de Lisboa entre 2007 e 2013, na área de assessoria jurídica no departamento da mobilidade. Tem 33 anos, é provedora do cliente da EMEL e presidente da ACAPO, Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal. Será a primeira secretária de Estado cega.

Secretário de Estado Adjunto da Saúde: Fernando Araújo

Diretor do Serviço de Imuno-hemoterapia do Centro Hospitalar de São João, no Porto, Fernando Araújo foi também presidente da Administração Regional de Saúde do Norte. Licenciado em Medicina, tem pós-graduação em gestão.

Secretário de Estado da Saúde: Manuel Delgado

Com experiência em administração hospitalar, Manuel Delgado já foi foi presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares e presidente do Conselho de Administração do Hospital Pulido Valente, em Lisboa. Ocupava agora o cardo de diretor-geral da IASIST, uma consultora com estudos no setor da saúde, como o ranking dos hospitais portugueses.

Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão: Nelson de Souza

Foi secretário de Estado das Pequenas e Médias Empresas, do Comércio e dos Serviços entre 2000 e 2001 no XIV Governo Constitucional. Passou então a ser gestor do programa COMPETE/QREN e do PRIME – Programa de Incentivos à Modernização da Economia.

Secretário de Estado das Infraestruturas: Guilherme W. d’Oliveira Martins

Doutorado em Finanças Públicas, integrou a Comissão de Reavaliação dos Benefícios Fiscais, e foi consultor jurídico do Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais desde 2005.

Secretário de Estado Adjunto e do Comércio: Paulo Ferreira

Assessor do departamento de Estatística do Banco de Portugal. Licenciado e Mestre em economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Chegou a ser assessor de Teixeira dos Santos durante os seus mandatos como ministro das Finanças.

Secretário de Estado da Indústria: João Vasconcelos

Esteve à frente até agora de um projeto de incubadora de empresas da Câmara Municipal de Lisboa (Startup Lisboa). Foi também conselheiro do Governo entre 2005 e 2011.

Secretária de Estado do Turismo: Ana Mendes Godinho

Foi chefe de gabinete do ex-secretário de Estado do Turismo Bernardo Trindade e também vice-presidente do Turismo de Portugal.

Secretário de Estado da Energia: Jorge Seguro

É funcionário público, com trabalhos na área aeroportuária e estradas, tendo atualmente funções no Ministério Economia e do Emprego. É primo do antigo secretário-geral do PS, António José Seguro.

Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente: José Mendes

José Mendes foi até agora vice-reitor da Universidade do Minho. Já foi consultor e avaliador da Comissão Europeia.

Secretário de Estado do Ambiente: Carlos Martins

Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza: Célia Ramos

Tem 55 anos e carreira na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, onde foi diretora dos serviços de Ordenamento do Território. Foi chefe de projeto da Estrutura de Missão para a dinamização da região do Douro Vinhateiro.

Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação: Luís Medeiros Vieira

Já foi secretário de Estado nesta área, nos Governos de António Guterres e de José Sócrates. Volta a fazer parte de um Ministério tutelado por Capoulas Santos, o ministro da Agricultura.

Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural: Amândio Torres

Presidente da Autoridade Florestal Nacional desde 2009 até 2012, nomeado pelo ministro António Serrano, Amândio Torres foi também Presidente da Assembleia Municipal da Lousã, eleito pelo PS.

Secretário de Estado das Pescas: José Apolinário

É jurista e volta a um cargo que já havia desempenhado - Secretário de Estado das Pescas - no XIV Governo Constitucional (1999-2002), liderado pelo socialista António Guterres. Foi presidente do Conselho de Administração da Docapesca. Foi eleito como deputado à Assembleia da República em outubro passado, para além ser presidente da Assembleia Municipal deste município.
Tópicos
pub