Novo Governo toma posse às 16h00 de quinta-feira

por RTP
Manuel de Almeida - EPA

O novo Governo liderado por António Costa vai tomar posse esta quinta-feira, pelas 16h00, no Palácio da Ajuda. A informação foi divulgada numa nota da Presidência da República. São 17 ministros e 41 secretários de Estado.

"O Presidente da República conferirá posse aos ministros e secretários de Estado do XXI Governo Constitucional amanhã, dia 26 de novembro, pelas 16:00 horas, no Palácio da Ajuda", diz a nota divulgada na página da Presidência da República.
Cavaco aceitou proposta de Costa
É ainda referido que o Cavaco Silva recebeu esta quarta-feira o primeiro-ministro indigitado, António Costa, e que "aceitou a proposta que lhe foi apresentada de nomeação" para os cargos de ministros e de secretários de Estado do XXI Governo Constitucional.

Veja aqui
a lista completa dos ministros e secretários de Estado do XXI Governo Constitucional, que foram aceites pelo Presidente da República.

Para além dos 17 ministros que já na quarta-feira tinham sido revelados, há 41 secretários de Estado.


Cavaco Silva indigitou na terça-feira António Costa como primeiro-ministro do XXI Governo Constitucional. Portugal prepara-se agora para ter um novo Governo.

Depois de Passos Coelho ter liderado o executivo mais curto da história da democracia constitucional, cabe a António Costa chefiar o XXI Governo Constitucional.
Programa deve ser discutido terça e quarta-feira
O programa de Governo do PS deverá ser discutido no Parlamento na terça e na quarta-feira, de acordo com a conferência de líderes, embora este seja ainda um "calendário previsível", dado que o novo executivo ainda não tomou posse, adianta a agência Lusa.

Em declarações aos jornalistas no final da conferência de líderes parlamentares, a secretária da Mesa da Assembleia da República Idália Salvador Serrão, deputada do PS, ressalvou que este agendamento é ainda provisório e depende da tomada de posse do Governo e da chegada do programa do executivo ao Parlamento.
Centeno crítico da austeridade, Caldeira Cabral promete avaliar TAP
Mário Centeno, que assume a pasta das finanças, é um crítico da austeridade e acredita que mais dinheiro a circular melhora a economia. Já Manuel Caldeira Cabral, com a pasta da economia, quer um aumento do salário mínimo faseado e promete avaliar a privatização da TAP.


Na Ciência e Ensino Superior, professores e cientistas aplaudem a escolha de Manuel Heitor e o regresso de um Ministério autónomo. O mesmo acontece na Educação que vai ter um dos mais novos ministros de sempre. Tiago Brandão Rodrigues, investigador da área do cancro em Cambridge aceitou o convite de António Costa.
Ministro da Saúde próximo de António José Seguro

Adalberto Campos Fernandes, especialista em saúde pública esteve ao lado de António José Seguro, mas António Costa escolheu-o agora para o Ministério.

A ministra da Justiça é Francisca Van Dunem, até agora Procuradora distrital de Lisboa. A última vez que um magistrado esteve com este Ministério foi há 20 anos.

Com a pasta da Administração Interna, fica outra mulher: Constança Urbano de Sousa. Uma investigadora que foi assessora de António Costa e que agora assume a tutela das polícias.


João Soares vai ficar com a pasta da Cultura no novo governo liderado por António Costa. No currículo está, precisamente este pelouro, na Câmara de Lisboa nos anos 90, que incluiu a Capital Europeia da Cultura.

João Soares é deputado desde 1987 e chega pela primeira vez ao Governo aos 66 anos de idade.

Amanhã Cavaco Silva vai empossar 17 ministros e 41 secretários de Estado. Pedro Nuno Santos fica com a pasta dos Assuntos Parlamentares e Mariana Vieira da Silva é secretária de Estado Adjunta do Primeiro-Ministro.

A Secretaria de Estado das Comunidades passa a ser tutelada por José Luís Carneiro. Marcos Perestrello será secretário de Estado da Defesa.

Isabel Oneto será secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna. José Mendes, vice-reitor da Universidade do Minho, vai ocupar o lugar de secretário de Estado Adjunto e do Ambiente.

José Apolinário vai para secretário de Estado das Pescas e Fernando Araújo, antigo presidente da Administração Regional de Saúde do Norte fica com o lugar de secretário de Estado Adjunto da Saúde.
pub