Costa aguarda votação final do diploma dos professores

por Mário Aleixo - RTP
António Costa aguarda com expectativa o desfecho do <i>dossier</i> dos professores Tiago Petinga - Lusa

O primeiro-ministro afirmou na última noite, em entrevista à TVI, que vai "aguardar serenamente" a votação final do diploma relativo às carreiras dos professores e reiterou que, caso o Parlamento aprove a reposição integral do tempo congelado, o Governo "não tem outro remédio" que não passe pela demissão.

António Costa começou por destacar "as consequências que teria a aprovação em votação final global do diploma que foi votado em especialidade" na semana passada, que passam por pôr "em causa a estabilidade financeira do país, a equidade entre os portugueses e a credibilidade internacional de Portugal".

A aprovação do diploma "compromete a governabilidade no presente" e "condiciona, de uma forma inadmissível, a governabilidade no futuro", salientou o líder do Executivo, notando que "se se confirmar, o Governo não terá outro remédio" senão demitir-se.

"Eu aguardo serenamente o que é que venha a ser votado em votação final global. Agora, eu acho é que ninguém tem direito, nem a procurar criar ilusões aos professores, mentir aos professores sobre o que é que está em causa, nem enganar os portugueses", assinalou.

Por isso, o primeiro-ministro indicou que espera que a Assembleia da República "não aprove em votação final global o que aprovou na quinta-feira, (...) que chumbe aquilo que foi aprovado na especialidade".
Primeiro-ministro na expectativa
"Aquilo que eu desejo, obviamente, é aquilo que eu anunciei. É que não haja qualquer alteração ao decreto de lei que o Governo aprovou, que se mantenha aquilo que é compatível com a capacidade orçamental do país", acrescentou, notando que espera que "ganhe o país, não sendo aprovada esta lei".

António Costa mostrou-se certo de que "se esta lei for aprovada, o país perde, o país perde do ponto de vista da sustentabilidade financeira" e reiterou que medida teria impacto no orçamento deste ano.

Nos próximos dias paira no ar o que poderá ser o futuro da governação em Portugal, conutdo o cenário de demissão do Governo parece dissipar-se como tem dito os analistas políticos nos últimos dias.

Números em discussão
Considerando que "pessoas às vezes perdem a noção" do que se está a falar, o chefe do Executivo estimou que esta "medida, com efeito retroativo a 1 de janeiro de 2019, das progressões que já estão previstas, entre este ano e o próximo, teria um efeito conjunto de 340 milhões de euros" em 2019 e 2020, indicando que este valor "é sensivelmente a totalidade do défice" previsto para este ano.

Já os 800 milhões de euros, número avançado nos últimos dias, "é a aplicação a todos os corpos especiais da função pública", incluindo os professores, da "recuperação integral do tempo", explicou.
Comparações
Questionado sobre a decisão de ameaçar com uma demissão do Governo por uma questão financeira, em contraste com o que aconteceu durante os incêndios que assolaram o país em 2017, António Costa justificou que foi "por uma razão essencial".

"Um primeiro-ministro, quando tem um problema para resolver, não foge. Fica, resolve, ou procura resolver, e é julgado pelos portugueses. Neste caso, é um problema que não depende do primeiro-ministro, depende de outros órgãos de soberania, e eu também não decidi fugir, disse com lealdade quais seriam as consequências, e disse que, nesse caso, não fugia, ia à luta, porque a demissão implica necessariamente a realização de eleições", justificou.

Para António Costa, o "problema desta decisão" é ter "uma dimensão, um peso estrutural na despesa do Estado, que não tem só a ver com 2019, é para sempre".

c/ Lusa
pub