Costa diz que mudança do Infarmed estava decidida

por Antena 1
"Porventura a comunicação poderia ter sido de outra forma" António Cotrim - Lusa

O primeiro-ministro garante, em entrevista à Antena 1, que a mudança do Infarmed de Lisboa para o Porto era uma decisão que já estava tomada há algum tempo.

Em entrevista exclusiva à rádio pública, António Costa tranquiliza os trabalhadores da Agência Nacional do Medicamento, sublinhando que a lei protege-os no que diz respeito à mobilidade e que Governo e administração estão preparados para o diálogo.

"Eu encararia com tranquilidade quer porque a lei me protege relativamente aos meus direitos quanto à mobilidade quer porque tenho seguramente uma administração e um Governo que saberá dialogar para encontrar as melhores condições para que o Porto possa ter o Infarmed e eu possa ter boas condições no Infarmed ou noutro serviço para poder continuar a desempenhar a minha atividade", sublinha.

De acordo com o primeiro-ministro, a transferência do Infarmed estava integrada na candidatura da cidade do Porto a sede da Agência Europeia do Medicamento.

Seria mesmo um "dos critérios para trazer para Portugal e, em concreto, para o Porto" a instituição.

"Seria uma sequência natural da vitória da EMA, seria a aproximação do Infarmed. Um dos critérios importantes era a sua proximidade entre a agência europeia e as agências nacionais", argumenta.

"Porventura a comunicação poderia ter sido de outra forma, mas a questão de fundo é: o Porto deve ou não ser o local onde deve ser instalado o Infarmed? Deve ser, eu acho que essa é opção de fundo", acentua. Segundo o governante, trata-se de pôr em prática uma "visão integrada do país".

A entrevista do primeiro-ministro à Antena 1, conduzida pelas jornalistas Maria Flor Pedroso e Susana Barros, pode ser ouvida na íntegra este sábado depois das notícias das 12h00.
Tópicos
pub