Costa fala com todos e critica Cavaco

por Antena 1

Foto: Lusa/Miguel A. Lopes

O líder socialista promete dialogar com todos os partidos com assento parlamentar, com vista ao próximo ciclo governativo, assunto que também serviu para Costa criticar o Presidente da República.

O secretário-geral do PS entende ter um mandato "claro" para iniciar negociações com todos os partidos parlamentares para a formação do novo Governo e vincou que nunca ignoraria as posições do PCP e Bloco de Esquerda.

Esta posição foi assumida por António Costa no final de quatro horas de reunião da Comissão Política Nacional do PS, que, por ampla maioria, mandatou o secretário-geral socialista para iniciar conversações com todas as forças com representação parlamentar, tendo em vista a formação de um novo Governo.

António Costa criticou ainda a "atípica" e "nada favorável" à estabilidade política a mensagem ao país do Presidente da República, advertindo Cavaco Silva que não basta falar "com o líder do seu partido", Pedro Passos Coelho.

"Aquilo que resulta da Constituição é que o Presidente da República, na sequência do ato eleitoral, deve promover a audição das diferentes forças políticas. Bem sei que não houve um ato de indigitação [a Pedro Passos Coelho pelo chefe de Estado], mas um convite para que procedesse a avaliações", observou o líder socialista.

Para o secretário-geral do PS, está-se assim "perante figuras novas, relativamente atípicas, mas que não conduzam propriamente à construção de boas soluções de estabilidade governativa, nem de diálogo entre as diferentes forças partidárias".

"O Presidente da República, se quer ser um promotor de diálogo, não deve considerar que é suficiente falar com o líder do seu partido. Portanto, não é essa a função do Presidente da República. Acho que não seria construtivo comentar muito mais aquilo que não requer muitos comentários por ser de tal forma evidente", acrescentou.
pub