Costa reitera que nada sabe sobre Tancos e diz que Rio fez insinuação "absolutamente lamentável"

por Antena 1

Foto: João Relvas - Lusa

O secretário-geral do PS, António Costa, lembrou domingo que "há muitos meses que disse que nada sabia" sobre o caso de Tancos, respondendo ao líder social-democrata, Rui Rio, que acusou de ter feito "uma insinuação que é absolutamente lamentável".

"Já há muitos meses que disse que nada sabia sobre esse caso e, em particular, sobre a forma como as armas foram recuperadas", afirmou o dirigente socialista, em entrevista à RTP, acrescentando que o tinha dito "por escrito, nas respostas" que deu à comissão parlamentar de inquérito.

António Costa acrescentou que "a comissão, aliás, teve uma conclusão inequívoca em relação" ao desconhecimento "em absoluto desse processo".

"Até hoje nunca a Justiça me fez qualquer pergunta, se houvesse alguma dúvida seguramente me teriam feito qualquer pergunta", explicou, respondendo assim às críticas de Rui Rio, que na quinta-feira disse achar "pouco crível" que Costa nada soubesse do caso.

"Rui Rio faz simplesmente uma insinuação que é absolutamente lamentável, devo dizer surpreendente, uma pessoa que julgava que seria firme nos seus princípios e que num dia diz que passa de maior inimigo público do Ministério Público para, de repente, ser o maior desconfiado quanto aquilo que é a competência própria dos tribunais para julgar", considerou, sublinhando que "quando passar o calor da campanha eleitoral" e Rui Rio "cair em si, ele próprio concluirá que, ao longo desta semana, não tem agido à altura daquilo que nos habituámos".
pub